Revista 8 Fase 2 - Sobre

Imagem representativa da Revista 8 Fase 2
Revista 8 Fase 2

Imbuídos do objetivo de apresentar aos nossos leitores temas jurídicos relevantes e atualizados, oferecemos, nesta 8ª edição da 2ª Fase da Revista do Ministério Público, destacados estudos elaborados por acadêmicos, juristas e renomados membros do MP. Para compor a seção "Doutrina", foram selecionadas discussões suscitadas em torno de questões tais como as bonificações e o regime de bens; a influência da jurisdição penal sobre a civil; a visão científica do ambiente carcerário; e a homologação de sentença estrangeira. A prática ministerial é retratada na seção "Peças Processuais" da lavra de membros desta Instituição, os quais incursionam em situações sistêmicas, administrativas e jurídicas do cotidiano finalístico do Ministério Público. Temáticas selecionadas dos acórdãos do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça são apresentadas aos leitores na seção "Jurisprudência".

Formato Digital - Revista

Formato Digital
Documento
Revista Digital na íntegra - Versão PDF

REVISTA 8 FASE 2

ARTIGOS

Doutrina

As Bonificações e o Regime de Bens

Arnoldo Wald


Influência da Jurisdição Penal sobre a Civil

Fernando da Costa Tourinho Filho


Visão Científica do Ambiente Carcerário

João Marcello de Araújo Júnior


Homologação de Sentença Estrangeira

Roberval Clementino Costa do Monte


Peças Processuais

PARECERES

Locação comercial. Cláusula de vigência em caso de alienação.

Antônio Cláudio Bocayuva Cunha


Defensor Público. Legitimidade para apelar contra a sentença condenatória.

Armando de Oliveira Marinho


Cabimento de ação declaratória para apurar o quantum de doações feitas sob a forma de venda a fim de resguardar os direitos dos filhos do doador.

Arnoldo Wald


Nulidades processuais.

Ellis Hermydio Figueira


Ministério Público. Intervenção obrigatória - arts. 82, II e 84 do C.P.C.

Hilton Massa


Estupro. Tentativa praticada por ancião. Crime impossível - art. 14 do C.P.

Jorge Guedes


Ministério Público. Legitimidade ad causam.

Laudelino Freire Júnior


Direito adquirido. Ato legislativo municipal.

Luiz Fernando Cardoso de Gusmão


Ação popular. Capacidade para postular em juízo.

Luiz Fernando Cardoso de Gusmão


Juiz da Paz.

Luiz Roldão de Freitas Gomes


Promotor ad hoc: praxe contra legem.

Marcio Klang


Interdição. Conceito de prodigalidade.

Marina Herescu


Citação ficta por edital.

Mariza Clotilde Villela Perigault


Ministério Público. Recurso em benefício do réu. Cabimento.

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro


I.S.S. - Sua incidência sobre serviços de construção civil.

Ricardo Canellas Rinaldi


Apelação criminal. Questões diversas.

Sergio Demoro Hamilton


Jurisprudência

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 87.919/ PARANÁ. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA. SE, VENDIDA EXTRAJUDICIALMENTE A COISA ALIENADA FIDUCIARIAMENTE, HÁ SALDO DEVEDOR, PODE O CREDOR, POR ELE, EXECUTAR OS AVALISTAS DE N.P. EMITIDAS TAMBÉM EM GARANTIA DO PAGAMENTO DA QUANTIA MUTUADA, PELO DEVEDOR. - R.E. CONHECIDO E PROVIDO.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº 6.226. USUCAPIÃO. TERCEIRO PREJUDICADO. SE HÁ DECISÃO ANTERIOR DECLARATIVA DE USUCAPIÃO DE GLEBA EM QUE SE ENCONTRA ENCRAVADA ÁREA NA POSSE MANSA E PACÍFICA, DE TERCEIRO, NÃO CITADO PESSOALMENTE, MAS POR EDITAL, SÓ EM AÇÃO RESCISÓRIA PODERÁ OBTER TERCEIRO PREJUDICADO A DECLARAÇÃO JUDICIAL DE SEU DIREITO, PORQUE, COMO INTERESSADO CERTO, NÃO PODERIA SER CITADO POR EDITAL.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº 6.671. DIVÓRCIO. NA CONVERSÃO DE SEPARAÇÃO JUDICIAL, NÃO CONSENSUAL, EM DIVÓRCIO OCORRE SUCUMBÊNCIA NOS CASOS DOS INCISOS I E II, DO PARÁGRAFO ÚNICO, DO ARTIGO 36, DA LEI Nº6.515, DE 1977, BEM COMO NA HIPÓTESE DO ART. 40, DA MESMA LEI.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº 4.781. DIVÓRCIO. NA CONVERSÃO DE SEPARAÇÃO JUDICIAL, NÃO CONSENSUAL, EM DIVÓRCIO OCORRE SUCUMBÊNCIA NOS CASOS DOS INCISOS I E II, DO PARÁGRAFO ÚNICO, DO ARTIGO 36, DA LEI Nº6.515, DE 1977, BEM COMO NA HIPÓTESE DO ART. 40, DA MESMA LEI.


I Tribunal de Alçada do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº 28.212. REINTEGRAÇÃO DE POSSE E SUA PROCEDÊNCIA, AO MENOS NAS PARCELAS SUSCETÍVEIS DE DETERMINAREM-SE, NA ÁREA RECLAMADA, OU SEJA, AQUELA PORÇÃO COINCIDENTE COM OS TÍTULOS PRODUZIDOS PELOS AUTORES E/OU APELANTES, POIS, ANTE REITERADAS CONTROVÉRIAS, DÚVIDAS E DIVERGÊNCIAS, NA FALTA DE OUTROS ELEMENTOS, É DE ADMITIR-SE O MELHOR TÍTULO, TANTO MAIS QUANTO O NÃO TEM O RÉU, SEM EMBARGO DE SABER-SE QUE, EM MUITOS CASOS, POSSE E PROPRIEDADE SÃO CASOS DISTINTOS, O QUE NÃO SERIA DE ADMITIR-SE EM CASOS COMO O DE QUE ORA SE TRATA


Supremo Tribunal Federal

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RECURSO EXTRAORDINÁRIO CRIMINAL Nº 85.860 / PARANÁ. ESTUPRO, CO-AUTORIA, REPRESENTAÇÃO DA OFENDIDA. FEIT AA REPRESENTAÇÃO, TEM O M.P. LEGITIMIDADE PARA AGIR CONTRA OS INDICIADOS NELA REFERIDOS E CONTRA OS QUE VIEREM ASER IDENTIFICADOS NA INVESTIGAÇÃO POLICIAL. A DENÚNCIA QUE NARRA FATO DELITUOSO NÃO PODE SER REJEITADA FORA DOS CASOS DOS INCISOS II E III DO ART. 43 DO CPP. É VEDADO AO JUIZ REJEITAR DENÚNCIA PRO FALTA DE PROVAS DE AUTORIA, QUANDO O M.P. SE PROPÕE A PRODUZI-LAS NA INSTRUÇÃO CRIMINAL, SOB PENA DE VIOLAR-SE O §16 DO ART. 153 DA EC 1/69. RECR. CONHECIDO E PROVIDO.


Supremo Tribunal Federal

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RECURSO EXTRAORDINÁRIO CRIMINAL Nº 86.088 / RIO DE JANEIRO. MINISTÉRIO PÚBLICO. RECURSO EM FAVOR DO RÉU. TEM O MINISTÉRIO PÚBLICO INTERESSE PARA RECORRER (CPP, ART. 577, PARÁGRAFO ÚNICO), EM FAVOR DO RÉU, DE SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA. APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONTIDOS NOS ARTS. 257, 385 E 654 DO CPP E NO ART. 247 DO REGIMENTO INTERNO DO STF. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO, PELA LETRA D, E PROVIDO


Supremo Tribunal Federal

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RECURSO DE HABEAS-CORPUS Nº 56.049/ SÃO PAULO. HABEAS-CORPUS. COMPETÊNCIA. POLÍCIA MILITAR DO ESTADO. - NOS TERMOS DO ART. 144, §1º, "D", DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, COM A REDAÇÃO DADA PELA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 7, DE 13.4.77, A JUSTIÇA MILITAR ESTADUAL É COMPETENTE PARA PROCESSAR E JULGAR OS INTEGRANTES DAS POLÍCIAS MILITARES, NOS CRIMES MILITARES DEFINIDOS EM LEI. - CRIME COMETIDO POR POLICIAIS MILITARES NO POLICIAMENTO OSTENSIVO DO TRÂNSITO. - COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA MILITAR. - PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DA SÚMULA 297 ACOLHIDA. - RECURSO DE HABEAS-CORPUS NÃO PROVIDO.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

CONFLITO DE JURISDIÇÃO Nº 163, DA COMARCA DA CAPITAL. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. - INEXISTINDO DENÚNCIA, NÃO TENDO SIDO INSTAURADA A AÇÃO PENAL, NÃO HÁ CONFLITO DE COMPETÊNCIA DE JUÍZES, MAS CONFLITO DE ATRIBUIÇÕES DO M.P., QUE SERÁ DECIDIDO PELA DOUTA PROCURADORIA-GERAL DA JUSTIÇA.


I Tribunal de Alçada do Estado do Rio de Janeiro

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

RELAÇÃO CRIMINAL Nº 16.034. TENTATIVA DE FURTO, REINCIDÊNCIA. MINORAÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. - A LEI Nº 6.416, DE 24.5.1977, NÃO PROIBIU ABSOLUTAMENTE AOS JUÍZES E TRIBUNAIS DE MENSURAREM, NA FORMA DO REVOGADO INCISO I DO ART. 47 DO C.P., AS PENAS IMPOSTAS AOS REINCIDENTES POR CRIME DA MESMA NATUREZA, NEM DE OS DENOMINAR "REINCIDENTES ESPECÍFICOS", MAS, APENAS, DEIXOU DE TORNAR OBRIGATÓRIA DITA MENSURAÇÃO DE PENAS E DE EMPRESTAR TÉCNICA LEGAL À EXPRESSÃO MENCIONADA. -SENTENÇA CONDENATÓRIA. REFORMA PARCIAL.