Conheça o MPRJ / Centro de Memória / Para Matar a Saudade / 15º Edição: Zélia Salles de Vasconcellos

Zélia Salles de Vasconcellos nasceu em 02 de setembro de 1941, na cidade de Campina Grande, no interior da Paraíba. Ingressou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1983.

Sua primeira lotação foi na 3ª Promotoria de Justiça Junto ao III Tribunal do Júri, e, em seguida, na Promotoria de Justiça junto à 32ª Vara Criminal da Capital, onde permaneceu em exercício durante, aproximadamente, três anos (1983-1986). Atuou na 1ª Promotoria de Justiça junto à Vara de Execução Penal (1986-1988), além de passagens pelas comarcas de Volta Redonda e Nova Iguaçu.

Dra. Zélia teve forte atuação na área criminal durante sua trajetória no Parquet fluminense. Destacou-se pelo seu notável profissionalismo e atuação política, reivindicando melhorias em prol do fortalecimento institucional.

Em 01 de julho de 1997 foi promovida a Procuradora de Justiça, passando a atuar junto à 4ª Câmara Criminal do TJRJ. Aposentou-se em dezembro do mesmo ano.

Zélia Salles de Vasconcellos faleceu em 2007, aos 66 anos. Compartilharam histórias sobre ela as amigas Maria Ignez Carvalho Pimentel (Procuradora de Justiça), Nelma Glória Trindade de Lima (Procuradora de Justiça) e Karla Maria da Cruz Carvalho (Procuradora de Justiça).

 

Conheça o MPRJ>Centro de Memória>Para Matar a Saudade>15-edicao-zelia-salles-de-vasconcellos

Destaques