24ª Edição: O MPRJ no combate às violências contra mulher

Patrícia Mothé Glioche Béze: Graduada, Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ingressou no MPRJ em 1994. Como Promotora de Justiça, esteve na maior parte da carreira na área criminal, atuando por 16 anos no Tribunal do Júri.
Em 2012, após transferência para uma Promotoria de Justiça de Investigação Penal, passou a se interessar pela temática das diversas violências contra a mulher.
Em 2023, como Procuradora de Justiça, tornou-se Coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ), órgão especializado no acolhimento às vítimas e seus familiares. Ademais, é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio de Janeiro desde 2002, conciliando a carreira ministerial com a docência.

24ª Edição: O MPRJ no combate às violências contra mulher

Carla Rodrigues Araujo de Castro: Graduada em Direito pela Universidade Santa Úrsula, Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho e especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra Mulher pela PUC-RJ, ingressou no MP em 1994.
Como Promotora de Justiça atuou por 9 anos nas Varas Criminais da Capital e por 6 anos no Projeto de Justiça Itinerante Vila Cruzeiro/Alemão. Sua atuação na área de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher teve início em 2017, sendo nomeada em 2021 coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, onde permanece até hoje.
Desde 2021 tem destaque institucional por seu desempenhado na área, promovendo eventos e coordenando comissões voltadas para o combate à violência contra a mulher. Nas redes sociais, desenvolveu o projeto "Vamos Mulherar" que tem como objetivo amparar e conscientizar mulheres sobre os diferentes tipos de violência.

24ª Edição: O MPRJ no combate às violências contra mulher

Isabela Jourdan da Cruz Moura: Graduada em Direito pela UERJ, ingressou no MPRJ em 2002. Após passagens por comarcas do interior do estado, na Capital atuou principalmente em Promotorias de Justiça de Investigação Penal, tornando-se Coordenadora do Núcleo de Investigação das Promotorias de Justiça de Investigação Penal do Rio de Janeiro.
Foi a primeira Promotora de Justiça designada para a primeira Promotoria de Justiça especializada em Investigação Penal de Violência Doméstica do Rio de Janeiro, em 2020.
É especialista em Gênero e Direito pela EMERJ e em Direitos das Mulheres pela Escola Brasileira de Direitos das Mulheres. Atualmente é subcoordenadora do CAO Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

/conheca-o-mprj/centro-de-memoria/personalidades-do-mprj/24-edicao