Conheça o MPRJ> Centro de Memória> Personalidades do MPRJ> 6ª EDIÇÃO: ARNOLDO WALD: O MAIS JOVEM PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO

"Fui advogado no sentido que se dava a essa palavra: defensor de direitos. O Ministério Público também é um defensor de direitos (...). Todo funcionário público tem uma missão no serviço público."
Aos 33 anos de idade, Arnoldo Wald foi convidado pelo governador Negrão de Lima para o então cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado da Guanabara em 1966. À época era advogado, Procurador do Estado concursado, jurista e professor da Faculdade Nacional de Direito e da Universidade do Estado da Guanabara.
 
"Jovem e moderno", seu programa de gestão apresentava como principais medidas: a realização de concursos para provimento de cargos, a elaboração de um novo Código do Ministério Público, e estabelecer condições materiais pela maior autonomia institucional especialmente no tocante às instalações. Foi assim que naquele mesmo ano ele adquiriu a primeira sede da Procuradoria-Geral de Justiça com dois andares na Av. Nilo Peçanha, nº 12, Centro. Desde a institucionalização em 1891, o Ministério Público não tinha "casa-própria".
 
Implementou também a política de democratização participativa na instituição com a realização de reuniões com todos os segmentos da carreira: defensores públicos, promotores, curadores e procuradores, mobilizando a classe para pensar em conjunto as questões internas e o s compromissos com a sociedade

6ª EDIÇÃO: ARNOLDO WALD: O MAIS JOVEM PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO

Destaques Ver Todos

Conteúdos Relacionados - 2ª Edição - Personalidades do MPRJ - Centro de Memória

Conteúdo Relacionado
Página
Personalidades do MPRJ