explorar ideias audaciosas e experimentar novas práticas para construir um Ministério Público à frente de seu tempo

_fluxo opção 2_relatório
de atividades
_fluxo de transformação_projetos

O Bússola _Baía de Guanabara foi desenvolvido em parceria com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAEMA/MPRJ) para monitorar os acordos firmados entre MPRJ, CEDAE e Governo do Estado do Rio em 2019, referentes às obras de saneamento na Bacia da Baía de Guanabara.

O Impacta é o programa de inovação aberta do MPRJ. A inovação aberta permite que o órgão público especifique o desafio que pretende ver solucionado e o resultado esperado – em vez de definir a solução que deseja contratar. A ideia é garantir à sociedade - Academia, empresas, startups etc. - a oportunidade de cocriar soluções inovadoras para desafios do setor público.

O Bússola _Gestão Hospitalar busca promover transparência e ajudar promotores a priorizarem suas atuações dentro da agenda. Por um lado, é necessário assegurar o registro de informações hospitalares em formato aberto e com frequência próxima ao tempo real. Por outro, é preciso agregar inteligência à atuação, priorizando temas críticos e configurando alertas para orientar intervenções de controle e gestão diante de situações alarmantes.

O Inova_MPRJ desenhou a visão de produto e guiou o desenvolvimento do protótipo do novo sistema de gerenciamento de investigação do MPRJ – o Integra Extrajudicial (IntegraX). O resultado foi uma visão de chegada para um sistema radicalmente simples e centrado na experiência do usuário.

A visão do Procurador-Geral Eduardo Gussem trouxe grandes mudanças para o MPRJ, com foco na transformação digital. O projeto Vértice surgiu para ajudar a identificar sobreposições de atribuições e espaços vazios. Em um trabalho com a CADG, CENPE, CSI, GATE, IEP/IERBB e STIC os órgãos conseguiram melhor enxergar as estruturas e entender sua vocação e sinergia com os outros órgãos.

O Jornada do Óbito surgiu em meio ao contexto da pandemia da COVID-19 no Estado do Rio de Janeiro. Em apoio à Força-Tarefa criada pelo MPRJ (FTCOVID-19), o Inova_MPRJ elaborou um fluxo da jornada após o óbito durante a pandemia, seja ele em casa, em via pública ou em unidade de saúde, mapeando os atores responsáveis e os gargalos que poderiam existir.

Jornada do óbito

Fagulha é o projeto do Inova_MPRJ de disseminação de inovação. Nele, o Laboratório tem buscado estimular o espírito inovador de agentes internos e externos ao MPRJ, convidando-os para trabalhar com a equipe do Laboratório por um período determinado, para tarefas de diferentes complexidades.

A maratona foi uma adaptação do modelo desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba e pela Universidade Federal de Campina Grande. Ela faz parte de um movimento tecnológico cujo propósito remete ao combate à corrupção e ambiciona ampliar a transparência do setor público. O evento foi realizado no MPRJ a partir de uma proposta da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) e em parceria com o Inova_MPRJ e o CAO Cidadania.

O Bússola Sistema Prisional propõe, junto com a PJTC de Sistema Prisional e Direitos Humanos, a criação de um painel de transparência e gestão de indicadores priorizados para a atuação, com alertas e modelos de documentos jurídicos. Também inclui adaptação do atual projeto Luz no Cárcere, de modo a oferecer para a sociedade visualizações e explicações de indicadores relacionados a necessidades básicas de presídios do Estado do Rio de Janeiro.

O Síntese surgiu para atender uma demanda do CAO Procuradorias, em torno do Instrumento de Resolução de Demandas Repetitivas - IRDR. Esse instrumento surgiu em 2015 para dar mais eficiência e segurança jurídica no julgamento de questões recorrentes no judiciário. No Síntese, buscamos a melhor forma de fazer isso utilizando inteligência artificial e soluções digitais de ponta.

Linguagem simples

O Projeto Linguagem Simples, ainda em fase de definição do desafio, tem como objetivo experimentar novos formatos para documentos produzidos pelo MPRJ. Há espaço para reduzir tamanho, simplificar linguagem e incorporar recursos alternativos ao texto. Assim, poderemos promover agilidade na gestão e garantir maior inclusão do cidadão.

Nós no Inova_MPRJ estamos sempre abertos para receber comentários e dúvidas. É só entrar em contato com a gente pelo e-mail inova@mprj.mp.br. Além disso, se quiser saber mais sobre o que andamos fazendo acesse essa Revista do Medium, para a qual os integrantes do Inova contribuem com ideias e reflexões.

inícioimpactabússola baía de guanabarabússola gestão hospitalarintegraxfagulhavérticehackfest