Artigo das Pags 133-155

Jul/Set 2019
As inferências probatórias: compromissos epistêmicos, normativos e interpretativos
Artigo
As inferências probatórias: compromissos epistêmicos, normativos e interpretativos
Autor
Janaina Matida*
Rachel Herdy**
* Doutora em Direito pela Universitat de Girona (UdG), com estágio doutoral na University of Virginia School of Law (UVA Law) e na Facultad de Derecho de la Universidad Austral de Chile (UACh). Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ) e da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Professora Convidada da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst).
** Doutora em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio doutoral na University of Miami School of Law (UM Law School). Professora do Programa de Pós-Graduação em Teorias Jurídicas Contemporâneas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ).
Resumo
Conclui-se que precisamos saber identificar os momentos em que o direito opta por se descolar da realidade e avaliar quando tal preferência está, ou não,justificada. Essa é uma tarefa importante para a Epistemologia Jurídica.
Abstract
We conclude that we need to know how to identify the moments when the right chooses to detach from reality and assess when such preference is, or is not, justified. This is an important task for Legal Epistemology.
Palavras-chave
Inferências probatórias. Epistemologia Jurídica.Silogismo judicial.
Keywords
Evidentiary inferences. Legal Epistemology. Judicial syllogism.
Como citar este artigo
MATIDA, Janaina; HERDY, Rachel. As inferências probatórias: compromissos epistêmicos, normativos e interpretativos. Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, nº 73, p. 133-155, jul./set. 2019.