Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CS/MPRJ) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro cumprem, nesta quinta-feira (28/08), cinco mandados de busca e apreensão relacionados a um esquema bilionário de adulteração e distribuição irregular de combustíveis. A ação faz parte da Operação Carbono Oculto, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).
A força-tarefa é composta pelos GAECOs do MPSP e do Ministério Público Federal, pela Policia Federal, Civil e Militar, Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP), por meio do Grupo de Atuação Especial para Recuperação Fiscal (GAERFIS), além dos GAECOs dos Ministérios Públicos do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.
Segundo as investigações do MPSP, o esquema criminoso, com participação de integrantes da facção PCC, movimentava recursos bilionários por meio da adulteração e distribuição irregular de combustíveis, fraudes fiscais e ambientais, além de ocultação de valores em redes de empresas de fachada e fintechs. O valor estimado de tributos sonegados ultrapassa R$ 7,6 bilhões.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)