NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ participa da 3ª edição do Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público, em Salvador
Publicado em Mon Sep 01 11:24:51 GMT 2025 - Atualizado em Mon Sep 01 11:31:22 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (CODCOM), participa da terceira edição do Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público (Conacomp/CNMP). Neste ano, o encontro, que reúne profissionais de comunicação de todos os MPs do país, discute gestão estratégica, uso de inteligência artificial e redes sociais, além de buscar ampliar a eficiência da comunicação pública. O diálogo de abertura contou com a participação de Gabriela Wolther, sócia-diretora da FSB Comunicação — a maior agência de comunicação corporativa da América Latina —, e de Jorge Duarte, presidente da ABCPública. Eles debateram sobre gestão estratégica na comunicação pública.

O Conacomp 2025 foi realizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia, pelo Fórum Nacional de Gestão e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Comitê de Políticas de Comunicação (Cpcom), com apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), via Grupo Nacional de Comunicação (GNCom). 

Ainda na abertura do evento, o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, foi representado pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcante, que destacou a importância de construir uma linguagem de comunicação única e tecnológica em todos os MPs brasileiros. “É de suma importância a elaboração de uma linguagem única de comunicação dentro do MP, incorporando os recursos tecnológicos e a digitalização como forma de fortalecer o diálogo com a sociedade”, afirmou. A secretária executiva do Grupo de Comunicação do CNPG, promotora Patrícia Medrado, ressaltou o comprometimento do Ministério Público com a democracia por meio de uma comunicação transparente. "A comunicação com a população é o asseguramento da democracia, pois torna públicas as ações realizadas nas comunidades, bem como as informações institucionais".

No segundo dia, o uso da inteligência artificial no planejamento e na mensuração de resultados em comunicação foi tema da primeira oficina, ministrada por Lucas Reis, pesquisador em democracia digital e presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP). Na sequência, a jornalista Clarisse Furlani, gerente de Comunicação Interna da Petrobras, conduziu a oficina “Comunicação Interna: partindo do zero para todo o MP”.

No terceiro dia, foi realizado o painel “Curtidas que importam: estratégias digitais para a comunicação pública”, com a participação de Gabriela Comazzetto, que liderou a operação do TikTok for Business na América Latina, e de PV Bispo, publicitário e diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador. A palestra de encerramento ficou a cargo do jornalista, cronista e documentarista Marcelo Canellas.

Por MPRJ

codcom mprj
conacomp
14 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar