Notícia
Notícia
A coordenação do Grupo de Atuação Especializada no Tribunal do Júri do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAEJURI/MPRJ) recebeu, nesta quarta-feira (03/12), a visita de promotoras de Justiça que integram o GAEJURI do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Durante o encontro, a coordenadora do GAEJURI/MPRJ, promotora de Justiça Simone Sibilio, e a subcoordenadora, promotora de Justiça Roberta Maristela, apresentaram a estrutura e as ações desenvolvidas pelo grupo.
“Essa visita demonstra como os MPs precisam conversar e operar em conjunto. As promotoras do MPPA conheceram os protocolos adotados por nós, como processamos pedidos de auxílio aos membros, nossas resoluções e a prática cotidiana, além do BI (Business Intelligence) sobre crimes dolosos contra a vida e radares produzidos. Essa interlocução é fundamental para que todos os MPs possam, cada um com suas peculiaridades, colaborar com o trabalho do outro, aperfeiçoando a atuação ministerial”, afirmou Simone Sibilio.
Além de conhecerem a estrutura do GAEJURI/MPRJ, as integrantes do GAEJURI/MPPA visitaram as instalações da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia da Coordenadoria de Inteligência da Investigação (DEDIT/CI2/MPRJ), onde puderam observar o trabalho pericial realizado pela unidade e o uso de tecnologias como um scanner de alta precisão que permite radiografias completas de corpos, e um óculos de realidade virtual, capaz de recriar em detalhes qualquer ambiente, com mapeamento em 360°. Elas também assistiram a vídeos produzidos pela DEDIT apresentados ao Júri com base no conceito de arco dramático, para demonstrar aos jurados fatos relevantes relacionados às vítimas de crimes.
“O GAEJURI/MPRJ está muito à frente em termos de aparelhagem, trazendo para o membro o embasamento necessário para exercer as funções ministeriais com êxito. Um trabalho de excelência e uma experiência que gostaríamos de replicar no MPPA, elevando o trabalho do MP com práticas fundadas na tecnologia e na expertise de profissionais da área”, destacou a coordenadora do GAEJURI/MPPA, promotora de Justiça Lilian Nunes e Nunes, que participou da visita ao lado das promotoras de Justiça Vyllya Sereni e Marcela Christine Ferreira de Melo.
Por MPRJ
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
(Dados coletados diariamente)
