NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ participa de reunião do CNPG em Brasília
Publicado em Wed Aug 25 21:03:47 GMT 2021 - Atualizado em Wed Aug 25 21:03:43 GMT 2021

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou presencialmente nesta quarta-feira (25/08) da reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), realizada na sede do Ministério Público Militar (MPM), em Brasília. A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MPAP) e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), Ivana Cei, presidiu a sessão, que contou com a presença do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, na abertura da reunião.

Além da pauta do dia, a sessão contou com a visita de cortesia do indicado pela presidência da República ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. Durante o encontro foram discutidos temas e alterações legislativas que trazem grande repercussão ao Ministério Público, como a Lei Geral de Proteção de Dados, a PEC 05/2021 (trata da composição do CNMP), entre outros.

Entre os itens da pauta do dia, foi discutido o relatório de gestão, o novo site e uma Carta de Serviço do CNPG; foram aprovadas ata e notas técnicas prévias; a PGJ do MPES, Luciana Andrade, foi nomeada para presidir o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH/CNPG), bem como o PGJ do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, foi nomeado vice-presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC/CNPG). Também foi apresentada a Plataforma de Projetos Sociais do BNDES, discutida a implementação da Ouvidoria das Mulheres nos Estados e apresentados dados relacionados ao Termo de Cooperação firmado com o governo federal para os Ministérios Públicos receberem ouvidorias que tratem de violação de direitos humanos em face de mulheres e outros grupos vulneráveis, entre outros temas.

Também estiveram presentes ao encontro o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do MPRJ, Marfan Vieira, o presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, e os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Marcelo Weitzel e Silvio Amorim.

O CNPG reúne os Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. O colegiado busca defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público. É sua função promover o intercâmbio entre os Ministérios Públicos de todos os Estados brasileiros, com a troca de experiências funcionais e administrativas; além de trabalhar pelo aperfeiçoamento da instituição, traçando políticas e planos de atuação uniformes ou integrados que respeitem as peculiaridades regionais.

Por MPRJ

stf
cnpg
kátia rejane
conselho nacional dos procuradores gerais
ministério público militar
mpm
luciano mattos
humberto jacques de medeiros
andré mendonça
70 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar