NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
MPRJ obtém no Tribunal do Júri a condenação do líder da milícia de Rio das Pedras a 30 anos de prisão e de outro miliciano a oito anos
Publicado em Thu Sep 30 11:14:12 GMT 2021 - Atualizado em Thu Sep 30 11:13:34 GMT 2021

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ),  obteve a condenação de dois milicianos presos durante a Operação Intocáveis, que desarticulou organização criminosa que controlava comunidades de Rio das Pedras, Muzema e adjacências. O líder da milícia de Rio das Pedras, Maurício Silva da Costa, vulgo ‘Maurição’, foi condenado a 30 anos de prisão, enquanto Fabiano Cordeiro Ferreira, o ‘Mágico’, braço armado da organização, recebeu pena de oito anos.

 
O Júri durou dois dias. No decorrer da sessão, o GAECO demonstrou que os dois estão envolvidos em diversas atividades criminosas típicas de milícia. Maurição foi declarado culpado nas acusações de homicídio triplamente qualificado e organização criminosa. Mágico foi condenado por integrar organização criminosa. O homicídio em questão foi cometido contra Júlio de Araújo, em 24 de setembro de 2015, quando milicianos entraram em sua residência e o executaram.
 
O Juízo do IV Tribunal do Júri da Comarca da Capital ressaltou na sentença que "no contexto em que praticado o crime, há consequências maléficas a todo o meio social, já aterrorizado com a prática miliciana, como é público e notório na cidade do Rio de Janeiro, onde a milícia controla de forma ilegal, abusiva e violenta inúmeros serviços públicos, coagindo comerciantes e corrompendo servidores".
 
Maurício Silva da Costa, que está preso atualmente no presídio federal de Mossoró/RN,  e Fabiano Cordeiro Ferreira devem cumprir a pena em regime fechado, não podendo recorrer em liberdade. Os demais réus presos na operação serão julgados nos próximos meses.

gaeco
organização criminosa
tribunal do juri
operação intocaveis
milicia de rio das pedras
iv tribunal do júri da comarca da capital
388 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar