NoticiasDetalhe

Notícia

Segurança Pública
MPRJ participa de evento da Secretaria de Estado da PM que debate cumprimento de normas previstas pelo STF na ADPF 635 para operações policiais
Publicado em Thu Sep 30 18:02:01 GMT 2021 - Atualizado em Thu Sep 30 18:01:12 GMT 2021

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria-Geral de Segurança Pública  (COGESP/MPRJ) e do Grupo Temático Temporário (GTT) – Operações Policiais (ADPF 635-STF), participou, na terça-feira (28/09), do primeiro dia do ciclo de debates realizado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do RJ (SEPM), com o objetivo de alinhar e normatizar as diretrizes estabelecidas pela ADPF 635 do Supremo Tribunal Federal (STF). No evento, que acontece até a próxima sexta (01/10), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o MP fluminense esteve representado pelo promotor de Justiça Reinaldo Lomba, coordenador da COGESP/MPRJ e do GTT–ADPF 635-STF.

As reuniões produzirão dados técnicos e informações jurídicas para orientar, de forma estruturada e institucionalizada, as ações da PMERJ em áreas conflagradas no estado. "O propósito da série de encontros é debater as decisões judiciais que impõem mudanças nos arranjos operacionais da PMERJ, em especial a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, do STF. E o Supremo, em suas últimas decisões, apontou para a necessidade da observância das regras internacionais e protocolos para o uso da força", avaliou Reinaldo Lomba, que participou do evento a convite da própria Secretaria.

A COGESP/MPRJ foi instituída no dia 12/04 deste ano, a partir da Resolução GPGJ nº 2.409, sendo dedicada a aprimorar as ações da instituição relacionadas ao controle externo da atividade policial e à promoção de ações voltadas à Segurança Pública. Dentre suas funções estão as de efetuar o monitoramento do mapa da criminalidade, consolidar dados relativos a mortes decorrentes de intervenção policial e realizar o diagnóstico e direcionamento da atuação do MPRJ no setor da segurança. O GTT/ADPF 635-STF, por sua vez, foi criado por meio da Resolução GPGJ nº 2.411/21, para fiscalizar o cumprimento da citada Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental e da sentença do caso Nova Brasília.

Participam do ciclo de reuniões comandantes das áreas operacionais da PMERJ de todo o estado, assim como das unidades subordinadas à Corregedoria-Geral da Secretaria, além de oficiais das áreas de planejamento estratégico, inteligência, tecnologia, operações especiais e policiamento especializado. "Esse ciclo de reuniões possibilitará que os comandantes de setores-chave da nossa corporação, tanto da área operacional como correcional, alinhem critérios junto ao MPRJ para que possamos atuar com segurança juridica. O resultado dessa troca de experiências estará consubstanciado num documento oficial da SEPM, que servirá como norte para as nossas ações", explica o secretário, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Por MPRJ

mprj
segurança pública
pmerj
stf
cogesp
gtt adpf 635
446 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar