NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Programa do MPRJ registra solicitações para localização de 35 pessoas desaparecidas após as chuvas em Petrópolis
Publicado em Wed Feb 16 19:04:32 GMT 2022 - Atualizado em Tue May 31 16:15:36 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) já cadastrou até o início da noite desta quarta-feira (16/02) 35 pessoas desaparecidas em razão dos deslizamentos decorrentes do forte temporal que atingiu a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. As comunicações estão sendo recebidas pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ), que está mobilizado em sua central de atendimento.

As informações sobre desaparecidos são recebidas pelos canais de comunicação do PLID no telefone: (21) 2262-1049, e-mail: atendimento.plid@mprj.mp.br, e no site: www.mprj.mp.br/todos-projetos/plid. A partir do cadastro no banco de dados do PLID, as informações e características físicas dos desaparecidos compartilhadas por parentes e familiares são checadas junto aos demais bancos de dados oficiais. Há uma equipe também, integrada por servidores e promotores de Justiça, no Hospital Alcides Carneiro, no bairro Corrêas, e no Instituto Médico Legal da cidade, na Rua Vigário Corrêa.

Acesse aqui as informações de desaparecidos cadastrados até o momento.

Nesta quarta-feira foi criado um Gabinete de Crise para articular diferentes frentes de atuação para o enfrentamento do problema. Os primeiros objetivos são agilizar o processo de identificação dos corpos, vistoriar e acompanhar as necessidades da população nos 16 pontos de apoio que recebem desabrigados, monitorar novos riscos junto aos órgãos competentes e atuar na localização de desaparecidos. O MPRJ também mobilizou campanha para arrecadação e distribuição de doações.

Assista a coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, Patricia Leite Carvão, comentando a atuação da Instituição.

Sobre o PLID

O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - PLID, criado através da Resolução GPGJ nº GPGJ 1.716/2012 (alterada pela Resolução GPGJ nº 2.202/2018) integra o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos - SINALID, tendo por objetivo a localização de pessoas vítimas de circunstâncias que importem na perda permanente ou transitória de contato familiar (desaparecidas), bem com a identificação de pessoas localizadas em situações indicativas de desaparecimento, tráfico de seres humanos, entre outras.  Com uma metodologia de funcionamento ganhadora de menção honrosa na sétima edição do Prêmio Innovare (2011), o PLID/SINALID opera a partir do cruzamento de dados produzidos por diversas fontes, públicas e privadas, de forma a potencializar ações de busca em todo o território nacional.

Por MPRJ

mprj
plid
desaparecidos
petrópolis
banco de dados
gabinete de crise
localização
gabinetedecrisepetropolis
2615 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar