NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe visita institucional de comitiva do MPRS
Publicado em 23/08/2022 19:23 - Atualizado em 23/08/2022 19:21

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta terça-feira (23/08), a visita institucional de uma comitiva do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) para conhecer as estruturas internas e as ferramentas inovadoras de gestão e de informação desenvolvidas pelo MP fluminense. Vieram ao Rio a subprocuradora-geral de Gestão Estratégica do MPRS, Caroline Vaz, a encarregada de Proteção de Dados, promotora de Justiça Carla Souto, e o coordenador da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Cesar Franceschina. Eles foram recebidos pela subprocuradora-geral de Planejamento e Políticas Institucionais, Ediléa Cesario, pelo secretário-geral de Planejamento Institucional, Marcus Leal, e pelo assessor da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional, Sidney Rosa.

Ao longo da manhã, o grupo conheceu ferramentas desenvolvidas pela Gerência de Análise, Diagnóstico e Geoprocessamento (GADG/MPRJ). A primeira delas foi o Parquet Digital, uma plataforma de uso interno que utiliza sofisticados recursos de programação para auxiliar na gestão dos procedimentos em andamento em cada Promotoria de Justiça. O conceito é levar ao promotor alertas sobre produtividade, prazos, pendências e procedimentos em andamento, além de facilitar a tomada de decisões nesses procedimentos. Em seguida foram apresentados a ferramenta Gestão de Territórios, uma espécie de mapa interativo que engloba um rico banco de dados sobre o terreno e os equipamentos públicos em todos os municípios do estado. As informações são georreferenciadas e de fácil visualização, permitindo identificar, por exemplo, áreas sujeitas a alagamentos, construções em áreas protegidas, entre outras.

O secretário-geral de Planejamento, Marcus Leal, comentou a importância do diálogo interinstitucional. "Essa troca de conhecimento com outros Ministérios Públicos, de experiências, de informações e de ferramentas tecnológicas é hoje a essência desse trabalho de gestão de conhecimento e planejamento. E esse é um caminho que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vem estimulando como forma de superar as limitações de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, para uma uniformização do MP brasileiro nessa linha de inovações tecnológicas e capacitação de recursos humanos".

A subprocuradora-geral de Gestão Estratégica do MPRS, Caroline Vaz, destacou que o MP do Rio é referência em inovações tecnológicas. "Por conta disso, viemos conhecer esse sistema mais amplo de informações. Já conhecemos o Inova/MPRJ e agora trouxemos nossa equipe técnica para conhecer essas outras aplicações, que efetivamente ajudam os membros e servidores a terem um trabalho mais célere e produtivo. A impressão é que essas ferramentas podem não só reduzir nosso esforço junto ao Poder Judiciário, mas, principalmente, ser mais ágeis e propositivas em relação aos problemas da sociedade", disse ela, que complementou: "Hoje, com o Parquet Digital e com o Gestão de Territórios, vimos que os exemplos são excelentes e pretendemos, se possível, tê-los incorporados ao nosso trabalho".

Para a subprocuradora-geral de Planejamento e Políticas Institucionais do MPRJ, Ediléa Cesario, a visita da comitiva do MPRS reforça o protagonismo do MP fluminense na consecução de projetos tecnológicos e de inovação, que vêm sendo reconhecidos como de grande avanço e podem ser replicados em outras unidades da federação. "É sempre muito boa essa troca de experiências e saber que podemos inspirar outros MPs na busca de soluções tecnológicas que irão facilitar a atividade finalística dos membros", afirmou.

Durante a tarde, a comitiva do MPRS conheceu a estrutura da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), com especial atenção para os recursos em uso pela Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT).

Por MPRJ

mprj
mprs
gadg
inovações tecnológicas
compartilhamento
183 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar