NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ inaugura ponto de coleta sustentável
Publicado em Tue Sep 13 18:02:59 GMT 2022 - Atualizado em Tue Sep 13 18:03:54 GMT 2022

 O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) inaugurou, na segunda-feira (12/09), o primeiro ponto fixo para descarte de objetos recicláveis e não-recicláveis da instituição. Localizado no estacionamento descoberto do complexo-sede no Centro, o "Ecoponto" recebe resíduos de papel, papelão, plástico, isopor, metal, alumínio, ferro e vidro. Além desses materiais, o ponto também coleta esponjas, tampas de garrafas, cápsulas de café e pilhas eletrônicas. Em breve, o local, que já possui triturador de cartões de bancos, contará com um reservatório próprio para armazenar óleo usado. O material será recolhido periodicamente por cooperativas de catadores que foram selecionadas por um Chamamento Público realizado pelo Núcleo de Sustentabilidade do MPRJ.

Com boa parte da carreira voltada para a atuação ambiental, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, destacou que o projeto é mais uma contribuição do MPRJ para a agenda ambiental. "O espaço foi totalmente reformulado e capacitado para produzir a coleta seletiva. Contamos com a parceria importante das cooperativas de catadores, que farão a separação correta de cada resíduo. O que desejamos agora é que o local seja bem aproveitado por membros e servidores do MPRJ, além do público externo", ressaltou o PGJ.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria-Geral do MPRJ, por meio do Núcleo de Sustentabilidade (NSU/MPRJ). Segundo Ronaldo Bello, presidente do núcleo, o projeto de coleta sustentável espera receber cerca de duas toneladas de lixo reciclável por mês. "Esse será o ponto central para destinação de material reciclado. Queremos sensibilizar a todos para trazerem resíduos de casa, aumentando assim o volume recolhido pelas cooperativas, que darão destinação correta ambiental e social". Bello acrescentou que a intenção é expandir o serviço para todos os centros regionais do MPRJ.

O MPRJ é signatário da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente desde 2015, quando obteve seu certificado de adesão, e vem mantendo, desde então, o Selo de Monitoramento. A inauguração do “Ecoponto” contou também com a participação do subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, e de servidores do NSU.

Por MPRJ

meio ambiente
mprj
reciclagem
sustentabilidade
ecoponto
estacionamento
resíduos
478 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar