NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ apresenta a representantes da CGE novidades na ferramenta Painel de Compras
Publicado em Tue Dec 13 08:46:31 GMT 2022 - Atualizado em Tue Dec 13 08:46:06 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ), realizou, nesta segunda-feira (12/12), reunião com o órgão de controle interno do Estado, a Controladoria-Geral (CGE-RJ), para demonstração do novo recurso da ferramenta Painel de Compras. A metodologia apresentada  na reunião consegue classificar os alertas do painel em mais graves e menos graves. 

Desenvolvido pela GADG, em parceria com o Grupo Técnico de Apoio Especializado (GATE/MPRJ), o Painel de Compras permite visualizar dados sobre compras e contratações planejadas e realizadas pelo Poder Executivo, utilizando recursos de inteligência de dados e gerando alertas sobre sobrepreços, o que possibilita uma investigação mais minuciosa sobre o uso indevido do dinheiro público. 

Pelo MPRJ, participaram da apresentação o secretário-geral de Planejamento Institucional, Marcus Leal, o assessor da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional, Sidney Rosa, o diretor de Gestão do Conhecimento, André Herdy e a gerente da GADG, Cristiane Justen, além de integrantes da equipe da Diretoria de Gestão do Conhecimento. 

"Conseguir classificar as anormalidades das compras públicas de acordo com alertas permite que os órgãos de controle priorizem o que atacar primeiro, ou seja, permite um controle mais forte daquilo que realmente pode indicar algo fora do padrão", explicou Sidney Rosa. O assessor da SUBPPI/MPRJ também frisou a importância da transparência dos dados públicos – em breve, a ferramenta estará disponível para acesso de todos no portal do MPRJ. "Somos integrantes desta rede de controle e quanto mais forte ela estiver, mais a gente consegue proteger a moralidade administrativa e o erário", disse. 

Em dezembro de 2020, o MPRJ celebrou um convênio com a CGE e com Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ) para o intercâmbio de tecnologia de análise de dados internos e externos. Desde então, a Painel de Compras vem sendo utilizada pelos órgãos de controle. "Nessa reunião, que foi muito proveitosa, damos continuidade à troca de informações e de aprimoramento da ferramenta, com alertas mais contundentes. Essa atualização é muito positiva para a atuação dos auditores do Estado tanto na questão correcional quanto na questão dos acordos de leniência", elogiou a subcontroladora-geral do Estado, Ana Luiza Pereira Lima, que assistiu à apresentação ao lado de Carlos Henrique Sodré Coutinho, auditor-geral do Estado; Dione Lima, a coordenadora da área de inteligência;  Luciana Avelino, Superintendente de Gestão de Transparência e Prevenção da Corrupção; e José Raimundo dos Reis, auditor e assessor da Corregedoria.

Por MPRJ

gadg
painel de compras
compras e contratações
inteligência de dados
alertas de sobrepreço
uso do dinheiro público
132 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar