NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ elege novos integrantes para o Órgão Especial 
Publicado em Mon Aug 21 19:41:17 GMT 2023 - Atualizado em Tue Aug 22 08:56:55 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) elegeu, nesta segunda-feira (21/08), dez integrantes titulares e dois suplentes para o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça no biênio 2023/2025. Com 12 candidatos inscritos para o pleito, foram eleitos como titulares os procuradores de Justiça Marcelo Daltro Leite (132 votos), Walberto Fernandes de Lima (127), Patrícia Mothé Glioche Béze (121), Luciana Sapha Silveira (119),  Rita de Cássia Araújo de Faria (104),  Márcia Maria Tamburini Porto (102), Sávio Renato Bittencourt Soares Silva (95),  Carla Rodrigues Araujo de Castro (95), Márcia Alvares Pires Rodrigues (91) e Gianfilippo de Miranda Pianezzola (84). 

As procuradoras de Justiça Ângela Maria Silveira dos Santos (80 votos) e Maria Elisabete Cardoso Antunes da Costa, (55 votos) foram eleitas para a suplência dos titulares. Participaram da votação 180 procuradores de Justiça, de um total de 183 aptos. Foram registrados 1.205 votos válidos, um voto em branco e um nulo. Os membros tiveram a opção de votar por meio eletrônico, através do Sistema Eletrônico de Votação (SEV) e pelas urnas eletrônicas instaladas na Sala de Sessões dos Órgãos Colegiados. 

Os membros eleitos tomarão posse no dia 22 de setembro, em Sessão Solene do Órgão Especial. Eles exercerão seus mandatos entre 25 de setembro de 2023 e 24 de setembro de 2025. O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça é composto pelo procurador-geral de Justiça, pelo corregedor-geral do MPRJ, pelos dez procuradores de Justiça mais antigos na classe e por dez procuradores de Justiça eleitos. Compete ao órgão, dentre outras funções, dar posse ao procurador-geral de Justiça e ao corregedor-geral e aprovar propostas de criação de cargos e serviços auxiliares, modificações na Lei Orgânica Estadual do Ministério Público e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais.

Durante a votação, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, destacou a importância do Órgão Especial para a instituição. "A eleição é de extrema relevância para o MPRJ. O Órgão Especial tem o papel de analisar questões sensíveis e tomar as principais decisões da instituição, além de ser um órgão de apoio à Administração Superior. A eleição para as escolhas dos membros simboliza a democracia interna do MPRJ", ressaltou o PGJ.

À frente de toda a votação, a decana da instituição, procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea, exerceu a presidência do pleito. Ao seu lado, compondo a mesa apuradora dos votos estavam os procuradores de Justiça Alexandre Araripe Marinho e Elizabeth Carneiro de Lima. "Quero dizer que todos somos vitoriosos. Somos vitoriosos pelo exercício da democracia, mais uma vez renovado. Somos vitoriosos pela disponibilidade e generosidade de cada um dos candidatos que ofereceram seu nome à instituição, se subverteram ao pleito, que por mais que estejamos acostumados com os trâmites, não deixa de significar um sacrifício, porque integrar o Órgão Especial vai além de participar de um colegiado, significa pensar e repensar os rumos da nossa instituição. Então, todos nós hoje saímos ganhando pela convivência que tivemos, pela vontade que existe de certificar a nossa instituição, e sobretudo pelo exercício pleno da democracia", concluiu a decana ao fim do pleito.

Por MPRJ

274 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar