NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ inaugura exposição "Presenças Invisíveis"
Publicado em 08/11/2023 17:52 - Atualizado em 08/11/2023 17:54

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ, inaugurou, nesta terça-feira (07/11), no Corredor Cultural de seu edifício-sede, a exposição “Presenças Invisíveis”, idealizada pela artista plástica Isabela Francisco. A mostra, que acontece em meio às atividades do Novembro Laranja, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, traz uma série de pinturas concebidas pela artista e por vítimas de abusos domésticos e que hoje vivem em abrigos.

O subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, esteve presente à abertura da exposição e relembrou a importância da arte como instrumento de conscientização social. “Precisamos tê-la como ferramenta de manifestação e linguagem daquilo que não encontramos na literatura ou no cinema, por exemplo. A arte como tal, ao lado da cultura, precisa estar presente nessa instituição, estar presente naqueles que têm um papel maior, uma responsabilidade maior, que é atribuída ao MP pela Constituição brasileira”, destacou.

Durante a inauguração, a procuradora de Justiça Carla Araújo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ), ressaltou a narrativa da exposição, que mostra o caminho percorrido pelas vítimas ao longo do ciclo de abusos. “Podemos perceber que o trabalho que está exposto, feito por mulheres vítimas de violência da casa-abrigo, possui uma mensagem de dor e sofrimento. Porém, no final de tudo, ainda há uma esperança”, disse.  

A idealizadora da exposição, a artista plástica Isabela Francisco, abordou os temas em destaque e discutiu como, mesmo diante do alarmante número de feminicídios, é essencial expressar indignação. “Mesmo que estejamos assolados por tanta violência, precisamos manifestar nossas dores. E a arte surge como um poderoso catalisador desse protesto. Nós temos que acreditar que podemos dar a volta por cima, pois somos donas da nossa própria caminhada”.

As obras estarão disponíveis para o público até 10 de dezembro, que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Corredor Cultural da sede do MPRJ, na Avenida Marechal Câmara, 370, Centro do Rio, das 10h às 17h.

Por MPRJ

mprj
exposição
corredor cultural
institucional
presenças invisíveis
38 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar