NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ inaugura exposição Do chão ao coração: Mulheres Terra, com obras da artista Bianca Branco
Publicado em Fri Apr 05 17:51:03 GMT 2024 - Atualizado em Fri Apr 05 19:19:29 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), inaugurou, nesta sexta-feira (05/04), a exposição "Do chão ao coração: Mulheres Terra", no Corredor Cultural da Instituição, no Centro do Rio. Em cartaz até 30 de abril, a mostra reúne obras da artista plástica Bianca Branco, que fala sobre suas memórias no interior da Bahia e traz destaque às mulheres fortes de sua família. A artista se debruça sobre cores terrosas de uma memória ancestral, coberta de poeira de estrada e argila arenosa da beira dos rios turvos que fizeram parte da sua infância. A maioria das obras é composta por retratos de mulheres. Outras trazem um cotidiano de luta e labuta, mostrando um pouco sobre a realidade vivida por elas, destacando a imagem feminina da mulher do interior.

"Essa exposição foi uma inspiração na minha lembrança do interior da Bahia, onde minha avó morava, em Itabuna, e era um lugar muito simples. Minha avó trabalhava na roça e, quando ficávamos na casa dela, usávamos muito o rio para lavar roupa, louça, a casa de pau a pique... O barro e as mulheres trabalhando são lembranças fortes que tenho. Minha família é uma família de muitas mulheres, desde a época da minha avó, e todas elas muito fortes, que trabalhavam muito. Meu avô era mascate e sempre estava viajando e minha avó cuidava daquela criançada toda. Então, essa é a lembrança que eu tenho e eu quis fazer essa pintura em homenagem a essa geração da minha mãe, da minha avó, uma coisa bem lúdica, bem suave. E mostrando a força que era a vida dela", disse Bianca Branco.

Coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, a procuradora de Justiça Patrícia Carvão destacou a importância de ter uma exposição como essa no MPRJ. "Ela cumpre o objetivo de jogar um pouco de luz sobre a temática do feminino e  também sobre o trabalho que a gente desenvolve aqui na instituição com relação ao tema. Recentemente, nós tivemos a aprovação da resolução que cria o núcleo de gênero. O trabalho que é feito pela Coordenadora de Promoção dos Direitos das Vítimas, tendo à frente a procuradora Patricia Glioche e sua equipe, através do acolhimento de mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência, atendidas junto ao Núcleo de Apoio as Vítimas, vem contribuindo de forma significativa para minorar o sofrimento de algumas mulheres", comentou.

Dessa forma, o objetivo da exposição também é trazer à tona a temática de mulheres e relacioná-la com os diversos serviços oferecidos pelo MPRJ, em suas áreas de atuação, que contribuem para promover ações de garantia e proteção dos Direitos Humanos.

Serviço
Exposição "Do chão ao coração: Mulheres Terra"
Até dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Corredor Cultural do MPRJ - Edifício-sede, Av. Marechal Câmara, 370, subsolo, Centro do Rio

Por MPRJ

mprj
exposição
direitos humanos
corredor cultural
mulher terra
bianca branco
50 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar