NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
GAECO/MPRJ apoia a SEOP em operação de demolição de prédio na Colônia Juliano Moreira
Publicado em Fri Jan 19 07:59:08 GMT 2024 - Atualizado em Fri Jan 19 07:24:45 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Força-Tarefa de Enfrentamento à Ocupação Irregular do Solo Urbano, do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/FT-OIS), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), presta apoio operacional à demolição realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), nesta sexta-feira (19/01), de um prédio de cinco andares construído irregularmente na Colônia Juliano Moreira, em Curicica. A área sofre influência do crime organizado e já foi alvo de outras ações da SEOP. De acordo com os engenheiros da prefeitura, o imóvel custa aproximadamente R$ 1,5 milhão.

A atuação do MPRJ objetiva averiguar eventuais indícios da prática de crimes ambientais e de organização criminosa, entre outros, com vistas a promover a responsabilização criminal dos autores das construções irregulares e dos ilícitos ambientais.

O prédio encontra-se em fase de estrutura e alvenaria, com apenas uma unidade habitada e características de abandono, além de não atender à legislação da região, que autoriza apenas construções com dois pavimentos. Não há nenhuma autorização ou projeto aprovado na prefeitura e não consta nenhum acompanhamento técnico para sua realização. Também participam da operação agentes da Secretaria de Assistência Social, Light, Rioluz e Iguá.

A operação decorre de convênio firmado entre o MPRJ e o Município do Rio de Janeiro, em junho de 2021, com o objetivo de promover e viabilizar a permanente troca de informações, elementos, materiais e outros dados, em especial daqueles encontrados pelo município em operações rotineiras de ordenamento urbano e combate a ocupações e construções ilegais, estando ou não em áreas de proteção ambiental, realizadas em diversas áreas da Cidade do Rio de Janeiro.

Por MPRJ

gaeco
zona oeste
ilegalidade
demolicao
construcoes irregulares
colonia juliano moreira
64 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar