Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (CAO Criminal/MPRJ), reuniu-se, na quinta-feira (24/04), com representantes da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) para debater melhorias nos registros de ocorrências online utilizados no atendimento dos Juizados Especiais Criminais (JECRIMs).
O objetivo do encontro foi alinhar ações e propor adequações no sistema de registros, com foco na modernização dos procedimentos e na otimização do fluxo de informações entre as instituições. A iniciativa busca aprimorar a atuação conjunta e garantir maior eficiência e celeridade nos atendimentos realizados pelos JECRIMs, que lidam com infrações de menor potencial ofensivo.
“A partir da reunião realizada com os promotores que atuam nos JECRIMs, foi pontuada a necessidade de melhorias nos registros, sendo uma das funções do CAO Criminal justamente promover essa articulação com os órgãos públicos. A reunião foi muito proveitosa, com a exposição das principais demandas, tendo como objetivo aprimorar a atuação diante das infrações de menor potencial ofensivo, que constituem o dia a dia dos atendimentos e representam a porta de entrada da Justiça Criminal. Se bem encaminhados, esses casos podem evitar crimes mais graves. O Juizado Especial Criminal é, muitas vezes, a antessala de delitos mais sérios, razão pela qual dedicamos especial atenção ao JECRIM”, afirmou a coordenadora do CAO Criminal/MPRJ, promotora de Justiça Simone Sibilio.
Participaram da reunião as promotoras de Justiça Tatiana Torres e Christina Menescal, ambas com atuação nos JECRIMs; o chefe de gabinete da PCERJ, delegado Delmir da Silva Gouvêa; o controlador interno da PCERJ, delegado Robson da Costa Ferreira da Silva; o diretor-geral de Tecnologia da Informação da PCERJ, delegado Rodrigo de Barros Piedras Lopes; a diretora do Departamento Geral de Polícia Civil, delegada Raíssa Celles; e José Pedro, representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)