NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ participa de encontros em São Paulo sobre uso da Inteligência Artificial na esfera pública
Publicado em Tue Jul 08 18:36:00 GMT 2025 - Atualizado em Tue Jul 08 18:44:11 GMT 2025

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira, participou, na segunda e terça (07 e 08/07), de encontros em São Paulo (SP) voltados para o compartilhamento de experiências e o fortalecimento da transformação digital do Ministério Público brasileiro por meio do uso da Inteligência Artificial (IA) generativa. A iniciativa, da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) e do Grupo Nacional de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (GNTI/CNPG), contou com a parceria do MP Digital, da Google Cloud, da Xertica.ai e da Amazon Web Services (AWS).

A proposta foi promover um ambiente formativo e estratégico voltado às lideranças, ampliando a compreensão sobre o impacto das tecnologias emergentes na atuação institucional e na construção de soluções colaborativas. Dessa forma, participaram dos encontros PGJs de todo o país, conselheiros do CNMP e representantes da alta administração pública, que foram apresentados a práticas nacionais e internacionais voltadas aos desafios institucionais, promovendo a interação entre as lideranças presentes.

Além do presidente da CPE e da Estratégia Nacional do MP Digital, conselheiro Moacyr Rey Filho, participaram dos eventos os conselheiros do CNMP Antônio Edílio Magalhães, Paulo Cezar dos Passos, Fernando Comin e Cíntia Brunetta. Em sua fala, na abertura dos trabalhos,  Moacyr destacou que a transformação digital não se limita à adoção de novas tecnologias, e sim exige uma atuação estratégica, sustentada por inteligência institucional, cultura de dados e visão colaborativa, com base em IA, cultura de dados e atuação em rede.

Nesta terça (08/07), o encontro executivo da AWS aprofundou o debate sobre soluções desenvolvidas com base em demandas reais de instituições públicas, com foco na resolução de problemas concretos enfrentados. A programação contou com palestras sobre cultura de inovação, relato de um promotor britânico sobre boas práticas no Reino Unido e experiências práticas como o projeto do MPCE para análise automatizada de dados de celulares apreendidos. Também foi apresentada a plataforma emergencial do TJRS migrada para a nuvem após as enchentes no estado, com lições valiosas sobre resiliência tecnológica.

Por MPRJ, com apoio Secretaria Comunicação CNMP

cnmp
mprj
pgj
institucional
evento
inteligência artificial
antonio josé campos moreira
46 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar