NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
GAECO/MPRJ e Ministério da Justiça e Segurança Pública definem encontro nacional sobre recuperação de ativos
Publicado em Wed Aug 13 19:05:55 GMT 2025 - Atualizado em Wed Aug 13 19:05:30 GMT 2025

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) e integrantes da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, se reuniram, nesta quarta-feira (13/08), para alinhar pautas e definir a participação do MP no Encontro Nacional da Rede Recupera, que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Rio de Janeiro. A rede busca estabelecer um ambiente para o compartilhamento de experiências, capacitação integrada e outras possibilidades de fortalecimento das unidades de Recuperação de Ativos das Polícias Civis e Federal. 

No decorrer dos três dias de evento, dois serão dedicados à atuação do Ministério Público na temática da recuperação de ativos: um com foco nas peculiaridades do Rio de Janeiro e outro em torno de questões comuns às unidades em todo o país. O objetivo é reunir os GAECOs de todos os estados e promover debates amplos a partir das realidades locais. O MPRJ sediará um dia de evento. Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária (GAESF/MPRJ) também participaram da reunião.

O subcoordenador do GAECO/MPRJ, Fabio Correa, destacou a importância dessa aproximação. "Esse encontro aqui no Rio de Janeiro é emblemático, até pelas boas relações que já construímos. O objetivo é estreitar essa relação entre o Ministério Público nacional e a Rede Recupera, qualificando a atuação nessa área, que tem destacada importância para asfixia do crime organizado", pontuou.

Coordenador-geral de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça, Getúlio Monteiro ressaltou a oportunidade de construir um novo formato de integração. "O caminho está pronto para identificarmos os interesses convergentes, os divergentes e, a partir disso, construir um modelo. Queremos aproveitar o Rio de Janeiro para ser um marco desse início de etapa", afirmou.

O coordenador do GAESF/MPRJ, Marco Antonio Reis, que também participou da reunião, sublinhou que o combate aos ilícitos tributários guarda estreita relação com o tema. "Cada vez mais, o crime organizado se embrenha na questão do crime tributário para dar aparência de legalidade ao dinheiro. Dessa forma, os GAESFs têm se deparado com sonegações praticadas no contexto de criminalidade organizada pesada. Então, é essencial o cruzamento de informações propiciado por essa rede".

Também participaram do encontro a subcoordenadora do GAESF/MPRJ, Karine Cuesta; a coordenadora do Gabinete de Recuperação de Ativos da Polícia Civil do Rio (GRA/PCERJ), Renata Montenegro; e o delegado de Polícia Civil André Timoni. A Rede Recupera é composta por instituições federais e todas as polícias civis, integradas por meio das Unidades de Recuperação de Ativos.

Por MPRJ

gaeco
recuperação de ativos
mprj
institucional
evento
ministério da justiça
recupera
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar