NoticiasDetalhe

Notícia

Segurança Pública
GAESP/MPRJ se reúne com Secretaria de Saúde para obter dados sobre atendimento psicológico oferecido a policiais civis
Publicado em Wed Aug 20 19:45:01 GMT 2025 - Atualizado em Wed Aug 20 19:44:20 GMT 2025

A promotora de Justiça Renata Cossatis, integrante do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAESP/MPRJ), participou, nesta quarta-feira (20/08), de reunião com representantes do Núcleo de Saúde Mental da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (NUSMEPOL) para levantar dados e conhecer o atendimento psicológico especializado oferecido aos policiais.

O coordenador do NUSMEPOL e superintendente de perícia médica da Secretaria Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Merenlender, apresentou ao GAESP/MPRJ a estrutura do núcleo, detalhando o funcionamento: nove psicólogos e dois psiquiatras fazem o atendimento aos policiais civis dentro da policlínica da corporação. Eles podem escolher se a consulta será presencial ou online. De acordo com o coordenador, não há fila de espera para o atendimento psicológico e psiquiátrico.

“Este diálogo foi fundamental para compreender a dinâmica dos atendimentos ofertados pela Secretaria de Saúde dentro da própria Polícia Civil, sem custos adicionais para o Estado. Carlos Merenlender apresentou, em números, os atendimentos ofertados presenciais e virtuais pelo núcleo, assim como os fatores estressores que identificam os casos no âmbito da Superintendência de Perícias Médicas”, ressaltou Renata Cossatis.

Participaram ainda da reunião a psicóloga Rejane Gleyce Borges, que possui certificação pela Polícia Federal em testes psicológicos para o manejo de armamentos, e as assistentes Priscila Mendonça e Andreia Marques Lopes.

O GAESP/MPRJ tem participado de diversas reuniões relacionadas ao tema da saúde mental das forças policiais. As informações subsidiarão procedimento instaurado com o objetivo de garantir o cumprimento do acórdão que julgou o mérito da ADPF 635, cuja execução é fiscalizada pelo Grupo de Trabalho coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Por MPRJ

segurança pública
polícia civil
saúde mental
secretaria de estado de saúde
gaesp mprj
atendimento psicológico
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar