NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Promotores do MPRJ participam de seminário sobre criminalidade digital e stablecoins em Brasília
Publicado em Fri Sep 05 18:32:44 GMT 2025 - Atualizado em Fri Sep 05 18:32:41 GMT 2025

Membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participaram, nos dias 4 e 5 de setembro, do seminário “O crime na era digital e um olhar às Stablecoins”, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. O encontro teve como objetivo estimular o diálogo entre instituições impactadas pelas fraudes digitais e capacitar agentes de diferentes áreas para prevenir, investigar e denunciar práticas ilícitas envolvendo criptoativos, especialmente stablecoins.

O seminário reuniu procuradores, promotores, especialistas nacionais e internacionais, além de representantes de instituições públicas e privadas, que debateram riscos, formas de prevenção e os desafios das estruturas jurídicas tradicionais diante da criminalidade no ambiente virtual e das novas modalidades de movimentação financeira. A iniciativa foi organizada pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), em parceria com a Presidência do CNMP e o Digital Currencies Governance Group (DCGG).

"A criminalidade no ambiente virtual rompe fronteiras e impõe novas formas de atuação. É fundamental compreender esse cenário para fortalecer a prevenção e garantir uma resposta institucional à altura da complexidade dos ilícitos digitais", ressaltou a subcoordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), Gabriela de Aguillar.

A promotora de Justiça Tatiana Kaziris, integrante do GAECO/MPRJ, destacou que o enfrentamento ao crime digital exige atualização constante e integração de saberes. “Discutir tipologias como as stablecoins é essencial para que o Ministério Público atue de forma eficaz diante de desafios tão dinâmicos", disse. 

O titular da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Ilha do Governador e Bonsucesso do Núcleo Rio de Janeiro, Sauvei Lai, palestrou no painel “Nova criminalidade: virtualização do ilícito”, realizado no primeiro dia.

Por MPRJ

gaeco
brasília
mprj
evento
criminalidade
stablecoins
19 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar