NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
GAECO/MPRJ participa de encontro nacional de enfrentamento ao crime organizado
Publicado em Thu Aug 28 14:33:41 GMT 2025 - Atualizado em Thu Aug 28 14:33:20 GMT 2025

O subcoordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), promotor de Justiça Fabio Corrêa, participou do 3º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). O evento foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, em Curitiba, e promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) e pela Polícia Civil do Estado. O encontro debateu estratégias de combate ao crime organizado, com foco na articulação entre os diferentes órgãos para uma atuação integrada. 

Durante o encontro, que reuniu membros do MP, magistrados, delegados de Polícia, especialistas e profissionais da segurança pública de todo o país, foram discutidos temas como a cadeia de custódia e vestígios digitais; uso da inteligência artificial na persecução penal; recuperação de ativos e gestão patrimonial; criptoativos e criminalidade econômica; operações interagências e redes colaborativas; e parcerias com instituições bancárias e plataformas digitais na investigação criminal.

Uma das ferramentas apresentadas foi o Materializador de Evidências Digitais e Informáticas (MEDI), desenvolvida pelo MP de Goiás (MPGO) e que permite a coleta de imagens, vídeos, áudios, textos e conteúdos de redes sociais, aplicativos de mensagens, sites e e-mails como evidências digitais, que podem ser utilizadas em investigações e processos judiciais.

“A importância deste encontro está na construção de uma rede sólida de integração. O intercâmbio de informações e a articulação interinstitucional permitem respostas mais eficazes, ampliando a capacidade de atuação do Ministério Público e das polícias no enfrentamento ao crime organizado. É um ambiente estratégico para compartilhar não apenas dúvidas e desafios, mas também soluções inovadoras e boas práticas no âmbito da persecução penal, inclusive com a participação de membros do Poder Judiciário.”, destacou o promotor de Justiça Fabio Corrêa. 

Por MPRJ

gaeco mprj
enfrentamento ao crime organizado
renorcrim
26 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar