Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, entre os dias 10 e 12 de setembro, da Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), realizada no Memorial do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e na Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), em Belo Horizonte/MG. O encontro teve como objetivo discutir estratégias de enfrentamento ao crime organizado, além de compartilhar experiências e novas ferramentas de apoio às investigações.
A programação incluiu palestras sobre a atuação do GNCOC perante os Tribunais Superiores, painéis sobre mecanismos de recuperação de ativos e formas de atuação dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs) em operações realizadas em diversos estados, bem como a apresentação de estudos sobre facções criminosas e análises voltadas à área tecnológica. Entre os convidados, o comissário de polícia italiano aposentado, Roberto Donati, palestrou sobre o Projeto I-CAN (Interpol Cooperation Against ‘Ndrangheta).
“A reunião ordinária do GNCOC propicia o intercâmbio de informações entre os GAECOs de todo o Brasil, fortalecendo e uniformizando os métodos de combate ao crime organizado”, destacou Letícia Emile, coordenadora do GAECO/MPRJ.
“Foram debatidas e aprimoradas estratégias para investigações financeiras e recuperação de ativos, consolidando a constante busca por inovação e pela adoção de metodologias mais eficientes de atuação ministerial”, ressaltou Francisco Cardoso, coordenador da Coordenadoria de Inteligência da Investigação (CI2/MPRJ). Também estiveram presentes os subcoordenadores do GAECO/MPRJ, Fabio Corrêa e Gabriela de Aguillar.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)