Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) realizou, na sexta-feira (19/09), o seminário “A prática do cuidado em ILPIs para pessoas idosas: desafios na formação dos profissionais”, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Idoso/MPRJ), o Núcleo do Envelhecimento Humano da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NucEH/UERJ) e o Centro Biomédico da UERJ.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça Antonio José Campos Moreira, do promotor de Justiça Leandro Navega, Diretor do IERBB, do promotor de Justiça Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Idoso/MPRJ) e de Sandra Rabello de Frias, coordenadora de extensão do Núcleo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano (NucEH/UERJ). Os participantes da mesa ressaltaram a necessidade de eventos de capacitação contínuos como este voltados para os profissionais da rede de cuidados com a pessoa idosa, em alinhamento com o compromisso ministerial na proteção e fiscalização dos direitos da população idosa.
A primeira palestrante foi Ana Amélia Camarano, pesquisadora do IPEA e doutora pela London School of Economics. Em sua fala, abordou a complexidade conceitual das ILPIs, a partir do questionamento se são espaços de moradia ou de cuidado. A palestrante apresentou também um panorama histórico sobre instituições voltadas à velhice e discutiu a medicalização da velhice e os desafios de definição institucional.
Em seguida, Rosimere Santana, doutora em enfermagem pela UFRJ, tratou dos desafios enfrentados pela equipe de enfermagem nas ILPIs. A palestrante destacou tópicos que apontam para a falta de valorização da categoria no país, onde a formação técnica é predominante. A profissional também abordou as implicações legais e éticas da atuação profissional, além de apresentar comparações com modelos internacionais de formação em enfermagem.
A terceira palestra foi conduzida por Ingrid Rochele Rêgo Nogueira, mestra pela UFBA em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo, que abordou a atuação do serviço social nas ILPIs. A palestrante explicou conceitos como familismo, idadismo e suas relações com desigualdades sociais, raça e gênero. Destacou, ainda, a importância das políticas públicas e dos serviços de convivência como instrumentos de proteção e inclusão.
Encerrando o ciclo da manhã, Virgílio Garcia, médico geriatra e pesquisador do GerontoLab, apresentou os principais desafios enfrentados pelos profissionais da geriatria, abordou a escassez de dados sobre a população idosa institucionalizada. Além disso, e necessidade de medicação adequada, explicando como alguns remédios, inclusive utilizados pela rede pública, não são adequados à população idosa.
No período da tarde, os participantes se dividiram em oficinas temáticas que abordaram práticas específicas de cuidado nas ILPIs, como os desafios enfrentados por enfermeiros, planejamento do cuidado a partir da admissão, atuação do assistente social e uso racional de medicamentos. Posteriormente, os participantes relataram suas experiências e conclusões nas oficinas.
O evento foi transmitido pelo canal do IERBB/MPRJ no Youtube e está disponível para visualização.
Por IERBB/MPRJ

(Dados coletados diariamente)