Notícia
Notícia
O subcoordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), Rafael Namorato, representou o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, no III Fórum Permanente dos Conselhos Comunitários de Segurança, realizado nesta quarta-feira (08/10), na Sala Cecília Meireles, na Lapa. O fórum tem como objetivo aproximar as forças de segurança do Estado e a sociedade civil, contribuindo para o fortalecimento da participação social na construção de políticas públicas de segurança.
“O Ministério Público reconhece a importância da participação popular por meio dos conselhos comunitários. Essa interlocução entre os cidadãos e as autoridades é fundamental para alcançar soluções mais eficientes de segurança pública para a sociedade”, avaliou o promotor de Justiça Rafael Namorato.
Instituído em 2021 e inaugurado em 2023, o Fórum Permanente dos CCS teve como tema central “Efeitos nas cidades: demandas por ordem e harmonia dos territórios fluminenses”. O evento reuniu as principais autoridades de segurança do Estado e representantes de diversos conselhos comunitários. A diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Marcela Ortiz, fez a abertura do evento.
Em seguida, o primeiro painel contou com a participação dos secretários de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos; de Polícia Civil, Felipe Curi; e de Polícia Militar, Marcelo de Menezes, que discutiram os desafios da segurança pública, a entrada de armas no Rio, o uso de novas tecnologias e as perspectivas para o futuro da segurança. Houve ainda um painel dedicado aos problemas relacionados à perturbação do sossego. Por fim, conselheiros apresentaram panoramas sobre a atuação dos conselhos comunitários nas diferentes regiões do Estado.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)