Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), participou de audiência pública realizada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (GSPCCO) da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nesta terça-feira (21/10). O encontro teve como objetivo ouvir relatos, colher informações e debater soluções que possam subsidiar o trabalho legislativo.
Durante a audiência, o assistente do GAESP/MPRJ, promotor de Justiça Michel Zoucas, abordou aspectos relativos às organizações criminosas em atuação no território fluminense, analisando a dinâmica do controle de territorialidade e suas divisões, como facções, milícias, contraventores e grupos atuantes dentro dos presídios. Zoucas citou ainda os ciclos político, como estratégia de enfraquecimento do Estado, e econômico, baseado na geração de receita ilícita, lavagem de dinheiro e inserção em empresas formais, desenvolvidos por esses grupos. O combate à máfia italiana foi citado como um modelo a ser seguido.
“Não existe bala de prata. Há uma necessidade de atuação conjunta, com os atores da segurança pública delineando estratégias, dialogando e atuando ao longo dos anos, para que possamos dar uma resposta adequada. Isso necessariamente passa pelo Legislativo, pelo Executivo, pelas polícias, pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário”, enfatizou Zoucas.
A audiência contou com a presença do governador Cláudio Castro, além de deputados federais, autoridades e representantes das principais instituições de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)