Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realiza, na próxima segunda-feira (10/11), das 9h30 às 12h30, na sede da instituição, o evento “Desastres Socioambientais: Estratégias de Adaptação e Justiça Social frente à Emergência Climática”. O encontro será realizado de forma híbrida (presencial e online) e marca o lançamento da Comissão Permanente de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas, criada para fomentar o diálogo institucional, a produção de conhecimento e a atuação integrada do MPRJ diante dos desafios impostos pela crise climática.
O público interno e externo está convidado a participar e pode se inscrever para a modalidade presencial ou remota.
Durante o encontro, especialistas abordarão temas relacionados à adaptação urbana, aos processos de vulnerabilização e à redução de riscos de desastres. A doutora em Urbanismo Maria Fernanda Lemos, professora da PUC-Rio e pesquisadora com atuação internacional na área de adaptação urbana às mudanças climáticas, fará a palestra “Adaptação Urbana e Redução de Desastres na Crise Climática”.
A doutora em Sociologia e assistente social Dora Vargas ministrará a palestra “Desastres Socioambientais: Ordem Desigual, Processos de Vulnerabilização e Desafios às Práticas Públicas”. Dora atuou por três décadas na Prefeitura de Juiz de Fora, com ênfase técnica e de pesquisa em gestão de desastres, proteção social e políticas de desenvolvimento urbano.
A Comissão Permanente de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas é composta pela procuradora de Justiça Denise Tarin e pelos promotores de Justiça Vinicius Lameira Bernardo, José Alexandre Maximino, Vanessa Katz, Daniel Marones, Denise Vidal e Luís Fernando Gomes. O grupo tem como missão articular iniciativas, propor estratégias de atuação institucional e subsidiar o MPRJ em ações voltadas à prevenção, mitigação e resposta a desastres socioambientais, com foco na proteção de populações vulneráveis e na promoção da justiça ambiental.
Inscrições (online)
Por MPRJ
11
VISUALIZAÇÕES*
(Dados coletados diariamente)