NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
COSUD avança com proposta para criação de Escritório Integrado de Inteligência e Investigação
Publicado em Fri Dec 05 20:41:32 GMT 2025 - Atualizado em Fri Dec 05 20:39:28 GMT 2025

Em continuidade à agenda da 14ª edição do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (COSUD), procuradores-gerais de Justiça e governadores dos estados envolvidos se reuniram, na tarde desta sexta-feira (05/12), no Palácio Guanabara, com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Durante o encontro, foi apresentada e discutida a proposta de um Escritório Integrado de Inteligência e Investigação, no âmbito do consórcio, aprovada na edição anterior, reunindo Ministérios Públicos estaduais e forças de segurança dos estados participantes.

Na abertura da reunião, o governador Cláudio Castro ressaltou que o COSUD se consolida como um espaço de cooperação real entre diferentes poderes e instituições. “O consórcio é uma iniciativa coletiva dos governadores e dos estados, e a participação do Ministério Público é fundamental para consolidar essa proposta de integração”, afirmou Castro.

Em seguida, o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, contextualizou a importância institucional da presença do Ministério Público no consórcio, destacando que o COSUD representa uma oportunidade única de construção conjunta de soluções para problemas que atingem diretamente a população, especialmente na área de segurança pública.

“Este consórcio é único no país. Além de reunir os governadores de Estado, também integra as chefias dos Ministérios Públicos. Essa característica é fundamental, porque os problemas enfrentados pela população, pelos Estados e pelo Brasil são de responsabilidade de todos nós. Não cabe ao Ministério Público adotar apenas uma postura crítica; é necessário buscar soluções de forma colaborativa. Nossa participação preserva a independência institucional, mas reforça o compromisso de contribuir com governadores, prefeitos e parlamentos na construção de respostas para os desafios que atingem a sociedade. Vivemos um  momento singular. Acredito que o Estado do Rio de Janeiro está diante de uma virada importante no enfrentamento de questões graves e históricas, especialmente na área de segurança pública. A integração entre governadores de duas regiões relevantes do país é um passo decisivo e certamente se expandirá para outras regiões, envolvendo todos os governadores e Ministérios Públicos, para gerar resultados concretos”, afirmou Antonio José.

Ao tratar especificamente da proposta sobre o Escritório Integrado de Inteligência e Investigação, o PGJ explicou a importância estratégica da nova instância integrada: “Na última reunião, foi definida a criação de um Escritório de Integração, Inteligência e Investigação, composto por representantes de cada consorciado, com alternância de coordenação a cada 24 meses. Essa iniciativa representa um avanço significativo em termos de integração e aproximação. Mais do que assinar protocolos ou documentos, o essencial é que os responsáveis pelos problemas se sentem à mesa para um diálogo franco, direto e objetivo, visando construir soluções. Esse escritório é um passo muito importante nessa direção.”

A proposta foi detalhada pelo promotor de Justiça Reinaldo Lomba, coordenador de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). Segundo ele, a iniciativa busca estruturar um espaço permanente de alinhamento entre os estados, voltado ao combate ao crime organizado: “A proposta é que, a cada dois anos, cada ente assuma a coordenação, sem que isso implique aporte de recursos financeiros ou materiais. Trata-se, essencialmente, de uma instância de alinhamento para definição de prioridades no combate e enfrentamento ao crime organizado. Além disso, buscamos fomentar a integração que hoje já existe de forma informal, para atuarmos tanto na área de inteligência quanto na de investigação”, explicou Lomba.

Por MPRJ

VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar