Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sediou, na terça-feira (07/10), encontro com representantes dos Ministérios Públicos e dos Poderes Executivos dos sete estados que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD). Durante a reunião foi discutido o plano de trabalho do Consórcio, em dois eixos: combate ao crime organizado e atuação conjunta em eventos climáticos extremos. O COSUD tem por objetivo estabelecer estratégias de atuação por meio de ações coordenadas entre seus integrantes.
O subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo da Silva Lima Neto, recebeu os participantes: “Gostaria de destacar o conceito de união, de atuação em conjunto, de reunião de forças e recursos para o enfrentamento dessas questões. É dispensável afirmar que a criminalidade não respeita mais qualquer fronteira. Atualmente, ela transcende qualquer espaço territorial. O mesmo ocorre com as questões climáticas e ambientais, cujas fronteiras são outras”, afirmou Lima Neto.
A reunião contou com a participação do assessor especial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Alex Castellar, que reforçou a necessidade de soluções integradas para enfrentar os grandes problemas regionais, sobretudo nas regiões metropolitanas. “Somos 70% do PIB nacional e 56% da população. Os nossos problemas metropolitanos são gigantescos. É muito importante sairmos da ideia de que cada estado ou cada cidade pode resolver seus problemas sozinhos para compreender que eles são, de fato, regionais. E o COSUD tem uma particularidade, que é ter o Ministério Público ao nosso lado, com um acordo de cooperação técnica em temas específicos, possibilitando o trabalho conjunto”, disse Castellar.
No encerramento do encontro, o promotor de Justiça do MPRJ Mário Lavareda apresentou os resultados alcançados no âmbito do eixo de combate ao crime organizado. Já o coordenador do GAEMA do Ministério Público do Paraná, Daniel Pedro Lourenço, abordou a temática das emergências climáticas.
Também participaram do encontro representantes dos Ministérios Públicos do Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de integrantes das Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo, da Polícia Militar e da Polícia Civil paulista, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Centro de Planejamento Estratégico do Paraná e da Secretaria Executiva do COSUD.
O COSUD foi criado em Belo Horizonte, em março de 2019, com a missão de consolidar uma agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, por meio da troca de experiências e da abordagem de temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)