NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Monumento do Cristo Redentor e prédio do MPRJ recebem iluminação especial pelos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Publicado em Wed Dec 10 21:15:02 GMT 2025 - Atualizado em Wed Dec 10 21:21:41 GMT 2025

O Cristo Redentor e o edifício-sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) receberam iluminação especial, nesta quarta-feira (10/12), das 18h às 21h, em alusão à campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e do Racismo contra as Mulheres. O MPRJ, que aderiu à campanha e lançou em suas redes sociais uma ação de conscientização sobre a violência contra a mulher, também esteve presente na cerimônia realizada no Santuário Cristo Redentor. A ação marca também a celebração dos 20 anos do Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher para o acolhimento e recebimento de denúncias de violência de gênero.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e pelo Ministério das Mulheres e contou com projeções especiais no monumento do Cristo Redentor. Durante o encontro, foi realizada a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica voltado ao fortalecimento do Ligue 180. A coordenadora da Ouvidoria da Mulher do MPRJ, promotora de Justiça Karina Rachel Tavares Santos, e a promotora de Justiça Luciana Soares Rodrigues, integrante do  Grupo Executivo para Atuação Especializada em Violência de Gênero contra a Mulher (GEVIM/CAOVD), participaram da cerimônia.   
 

#21DiasdeAtivismo
Em alusão à campanha, o MPRJ, em iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD/MPRJ), lançou uma ação de conscientização sobre a violência contra a mulher, com depoimentos de personalidades que já vivenciaram situações de abuso, como a influenciadora Mariana Goldfarb, a modelo e ativista Luiza Brunet e a atriz Maria Gal. A iniciativa incentiva o reconhecimento precoce de comportamentos abusivos, o estímulo às denúncias e o fortalecimento da rede de proteção às vítimas.

O MPRJ dispõe da Ouvidoria da Mulher e do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV), que oferecem acolhimento e atendimento especializado. As denúncias podem ser feitas pelo site www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria, pelo telefone 127 (ramal 2) ou presencialmente na sede do MPRJ (Avenida Marechal Câmara, 370 – Centro). O NAV atende pelos telefones (21) 2215-7130 e (21) 2215-7138 (WhatsApp), além do e-mail nav@mprj.mp.br.

Em situações de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou procurar a delegacia mais próxima. A campanha é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD/MPRJ), do Núcleo de Gênero e da Coordenadoria de Comunicação Social, integrando a mobilização nacional dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Doméstica contra a Mulher.

Por MPRJ

violencia domestica
violencia contra a mulher
cristo
21 dias de ativismo
enfrentamento
ativismo
28 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar