Notícia
Notícia
As mensagens de “Não é Não” e de respeito às mulheres ecoaram pela Marquês de Sapucaí, nesta terça-feira (17/02), antes do início do terceiro e último dia de desfiles do Grupo Especial. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Núcleo de Gênero (NUGEN/MPRJ) e do Grupo Executivo Temporário de Integração no Combate à Violência de Gênero contra a Mulher (GET-VIM), entrou na avenida para promover o combate ao assédio e à violência de gênero, além de divulgar as ações da instituição para garantir um Carnaval mais seguro para mulheres, crianças e adolescentes. O desfile foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Cuidados, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
A participação na Sapucaí faz parte da campanha do Pacto Ninguém se Cala neste Carnaval, que também contou com ações integradas junto a produtores, organizadores, blocos e camarotes, ampliando a conscientização e o acesso à rede de proteção durante a folia. As medidas incluíram a afixação de cartazes informativos e a capacitação das equipes envolvidas, com orientações sobre como agir e a quem recorrer em casos de assédio ou violência contra a mulher.
Estiveram presentes no desfile a coordenadora do Grupo Executivo Temporário de Integração no Combate à Violência (GET-VIM), promotora de Justiça Eyleen Oliveira Marenco; a integrante do grupo, promotora de Justiça Luciana Soares Rodrigues; e a procuradora de Justiça Carla Rodrigues Araújo.
Canais de denúncia
O MPRJ esteve de plantão no Sambódromo e criou um canal exclusivo para o recebimento de denúncias na capital (acesse aqui), permitindo que a vítima ou quem presenciasse algum caso envie imagens diretamente para a instituição. As comunicações também podem ser feitas pelo formulário da Ouvidoria (https://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria), disponível 24 horas.
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
(Dados coletados diariamente)