NoticiasDetalhe

Notícia

Cidadania
MPRJ participa do 1º Encontro de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil de Teresópolis
Publicado em Tue Aug 04 17:45:03 GMT 2026 - Atualizado em Tue Aug 04 17:47:35 GMT 2026

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis promoveram, na segunda-feira, dia 3 de agosto, o 1º Encontro de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nudecs), no auditório da Prefeitura de Teresópolis.  O evento teve como objetivo fortalecer a cooperação entre o poder público e a sociedade civil na gestão de riscos e na prevenção de desastres socioambientais em áreas vulneráveis.

A abertura do encontro contou com a presença do promotor de Justiça Rafael Lemos, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, e da Secretária Municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Mariana Antunes. A procuradora de Justiça Denise Tarin, coordenadora do programa Morte Zero, apresentou a experiência da iniciativa na prevenção de desastres, destacando a relevância da participação comunitária na formulação de políticas públicas voltadas à prevenção.

Denise Tarin enfatizou a importância da colaboração entre o poder público e a sociedade para uma prevenção eficaz de desastres. “Nossa experiência em diversos municípios demonstra que o poder público, isoladamente, não é suficiente para a prevenção. É essencial compreender a dinâmica do território, dispor de dados confiáveis e trabalhar em conjunto com a sociedade para planejar a prevenção de desastres em áreas altamente vulneráveis”, declarou.  Ela também ressaltou a atuação do programa Morte Zero na implantação e fortalecimento das capacidades das comunidades vulneráveis.

A programação prosseguiu com a palestra da líder comunitária Cristina do Rosário, do Vale do Cuiabá, em Petrópolis. Com 14 anos de experiência em proteção comunitária e gestão de riscos, iniciada após a tragédia da Região Serrana em 2011, Cristina compartilhou suas experiências em mobilização social e enfrentamento de desastres.

Os Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs) são grupos de moradores de áreas de risco, capacitados pelos órgãos públicos para atuarem na prevenção e gestão de desastres, servindo como elo entre a Defesa Civil e a população.

Por MPRJ

mprj
cdm
visita
museu histórico nacional
caminhos da cidadania
centro de memoria
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar