NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Rio de Janeiro
MPRJ e PUC-Rio assinam acordo de cooperação técnica, pedagógica e científica
Publicado em Fri Sep 22 09:16:17 GMT 2017 - Atualizado em Mon Sep 25 10:40:01 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), assinou nesta quinta-feira (21/09) um acordo de cooperação técnica, pedagógica e científica com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). O termo foi firmado em reunião da reitoria da universidade, com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Eduardo Gussem; do diretor do IEP/MPRJ, Savio Bittencourt, e do vice-diretor, Leandro Navega. Representando a PUC-Rio, participaram o reitor Josafá Carlos de Siqueira e o coordenador do Departamento de Direito, Francisco de Guimaraens. 
 
O primeiro fruto deste acordo de cooperação será a realização de um curso de pós-graduação em direitos humanos, com carga horária de 360 horas, que já está com as matrículas abertas. Com 40 vagas, o curso será ministrado na sede do MPRJ, no Centro do Rio,  e contará com coordenação mista, composta por membros da PUC-Rio e do MPRJ. O corpo docente também será integrado por membros das duas instituições.
 
O coordenador do Departamento de Direito da PUC-Rio, Francisco Guimaraens,  destacou que a parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro vai permitir à universidade executar uma ideia antiga do departamento: o curso de especialização em direitos humanos.
 
“Nós já temos uma produção acadêmica forte na área dos direitos humanos, mas ainda faltava nos inserirmos no campo da especialização, para alcançar um público que deseja trabalhar com este tema. São profissionais do direito que não tem pretensões acadêmicas, mas tem a intenção de desenvolver reflexões práticas”, disse Guimaraens. 
 
O coordenador do IEP/MPRJ, Savio Bittencourt, destacou a importância da cooperação entre as instituições também na área de pesquisa e afirmou que a plataforma “MP em Mapas” terá grande importância neste processo de integração. 
 
“Representantes da PUC-Rio virão ao MPRJ conhecer o “MP em Mapas” e a rotina de trabalho na plataforma. A intensão é fazer do sistema uma base de dados segura para as pesquisas da universidade”, afirmou Bittencourt .
 
Antes mesmo da assinatura deste convênio, o MPRJ e a PUC-Rio já possuíam conexões importantes, por meio de promotores e procuradores de Justiça que são professores da instituição de ensino. São eles: Adolfo Borges Filho, Heloisa Carpena Vieira de Mello, Leonardo de Souza Chaves, Nádia de Araújo e Salvador Bemerguy. 
 

 

mprj
pós-graduação
direitos humanos
puc
convênio
577 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar