NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
MPRJ e Seseg fazem operação para cumprir 11 mandados de prisão contra acusados de integrar milícia
Publicado em Thu Apr 19 09:28:34 GMT 2018 - Atualizado em Thu Apr 19 09:28:29 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), e a Secretaria Estadual de Segurança, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco- IE), realizam nesta quinta-feira (19/04) a operação Negócios Paralelos. O objetivo é cumprir 11 mandados de prisão contra acusados de participação em milícia que atua nas regiões do KM 32, Cabuçu e Aliança, em Nova Iguaçu. A ação conta ainda com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), da Força Nacional de Segurança e de agentes das Delegacias de Homicídios da Polícia Civil. 
 
O MPRJ denunciou ao todo 13 suspeitos de envolvimento na milícia da região. Dois deles, no entanto, foram mortos durante operação da Polícia Civil no último dia 7, em Santa Cruz, na Zona Oeste. Na mesma ação, foram presas 150 pessoas. Um dos presos também está na denúncia do Ministério Público Fluminense por sua atuação em Nova Iguaçu. Para o GAECO/MPRJ, esta relação mostra a expansão da milícia da Zona Oeste para a Baixada Fluminense. 
 
A Operação Negócios Paralelos é um desdobramento da Operação Conexão Cabuçu, realizada em setembro de 2016. Interceptações autorizadas pela Justiça nas linhas telefônicas dos milicianos apontaram a criação de uma espécie de “franquia” em Nova Iguaçu da milícia que controla diversas áreas da Zona Oeste. 
 
De acordo com as investigações, os acusados atuam nestas regiões, exigindo "taxa de segurança" dos moradores, monopolizando o fornecimento de gás de cozinha, além de impor serviço clandestino de TV a cabo e internet. Todos foram denunciados pelo MPRJ por constituir milícia, de acordo com o Artigo 288 - A do Código Penal, que prevê pena de prisão de 4 a 8 anos. A Operação Negócios Paralelos também busca cumprir 29 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos acusados em bairros da Zona Oeste e da Baixada Fluminense. 
A Draco cumpre ainda outros 11 mandados de prisão contra integrantes de uma milícia que atua na localidade de Jesuítas, em Santa Cruz, na Zona Oeste.

 

nova iguaçu
segurança
milicia
operação gaeco
negocios paralelos
370 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar