NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ promove encontro com assistentes sociais e psicólogos das Instituições de Longa Permanência para Idosos
Publicado em Mon Sep 03 15:58:14 GMT 2018 - Atualizado em Mon Sep 03 15:58:09 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso/MPRJ), realizou, na tarde de quarta feira (22/08), na sede do IEP/MPRJ, o Encontro com Assistentes Sociais e Psicólogos das Instituições de Longa Permanência para Idosos, as ILPIs. O evento faz parte do projeto de mapeamento destes profissionais nas ILPIs do município do Rio de Janeiro, trabalho idealizado e promovido por parte dos assistentes sociais e pela psicóloga do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM/MPRJ).

A abertura teve a participação das promotoras de Justiça Cristiane Branquinho Lucas e Renata Scharfstein, coordenadora e subcoordenadora do CAO Idoso/MPRJ, respectivamente. Em seguida, foram apresentados os resultados da pesquisa realizada com os profissionais das referidas instituições, cujo objetivo era não somente quantificá-los, mas conhecer o perfil e o trabalho que desenvolvem. A partir dessas informações, a equipe do NATEM/MPRJ teve como perspectiva a promoção de espaços de discussão no intuito de possibilitar trocas de experiências e futura capacitação dos envolvidos.  

Marcela Lobo é uma das assistentes sociais do NATEM, que conta com mais seis assistentes sociais e uma psicóloga que atuam na área do idoso. Segundo ela, o projeto surgiu a partir da necessidade de fazer um trabalho específico com as equipes que trabalham diretamente com os idosos. A ideia foi criar uma parceria para ajudar os profissionais, visto que muitos se sentem sozinhos pela carência de literatura referente ao tema. “Nós vimos que tem que existir uma mudança de mentalidade em como se trabalhar com o idoso institucionalizado. Batemos muito na questão da individualidade, de ter um atendimento personalizado para cada idoso. Eles deveriam se sentir na casa deles, mas muitos seguem um padrão de internação”, observou.

No decorrer da reunião, foi esclarecido que todo esse trabalho vem sendo desenvolvido com o intuito de contribuir para melhorar a qualidade do serviço ofertado pelas ILPIs do município. Assim como a pesquisa, inspeções realizadas pelo MPRJ nessas instituições apuraram que, apesar da exigência legal, ainda existe um grande número de entidades que não dispõe de profissional de Serviço Social e de Psicologia em suas equipes.

A equipe do NATEM enfatizou a necessidade de mudança desse cenário, sobretudo partindo do entendimento de que o trabalho do assistente social e do psicólogo em conjunto com os demais profissionais é fundamental para a efetivação de um atendimento personalizado, que promova a garantia do respeito à individualidade e à autonomia dos idosos, características exigidas por lei na oferta do serviço.  Informaram que perante a apresentação desta proposta de trabalho, que teve apenas seu início, os profissionais das ILPIs presentes interagiram de forma construtiva e demonstraram interesse na possibilidade de novos encontros para debaterem e refletirem acerca da atuação profissional no espaço que ocupam.

cao idoso
ilpis
natem
338 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar