NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ capacita profissionais da área da pessoa idosa no Norte Fluminense
Publicado em Tue Jun 27 19:54:30 GMT 2017 - Atualizado em Tue Jun 27 19:58:30 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, promoveu, na segunda-feira (26/06), um evento de capacitação para integrantes dos Conselhos Municipais do Idoso e equipes técnicas dos Institutos de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) dos municípios de Campos de Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis e São Francisco do Itabapoana. Melhores práticas e aspectos jurídico-contratuais relativos ao abrigamento em ILPIs foram os principais temas abordados. 
 
O evento, que lotou o auditório do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Campos de Goytacazes com cerca de 100 pessoas presentes, replicou para estas cidades o modelo de treinamento exitoso já adotado pelo CAO Idoso em outros municípios, levando aspectos jurídicos e relativos a serviço social e saúde aos integrantes dos ILPIs. “Acreditamos que uma das formas de melhorar os serviços prestados dentro das entidades de atendimento a idosos é disseminando o conhecimento por meio de capacitações, as quais assumem ainda maior relevância quando direcionadas ao público atuante nos municípios do interior que possuem maior dificuldade para acesso à informação tecnicamente qualificada”, afirmou o coordenador do CAO Idoso, Luiz Cláudio Carvalho de Almeida. 
 
Na abertura, o promotor de Justiça Luiz Cláudio detalhou as funções dos conselhos de direitos e apresentou o conjunto de regras que normatizam o funcionamento das ILPIs. A atividade da assistência social nesses institutos e os protocolos obrigatórios a serem seguidos foram debatidos pela perita do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE) Renata Rios. A terceira palestra do evento ficou a cargo do também perito do GATE Rômulo Delvalle, que discutiu as escalas utilizadas para a classificação dos idosos por grau de dependência, a atuação dos profissionais de saúde dentro da ILPI e as questões ligadas à contenção. 
 
O promotor de Justiça Marcelo Carvalho Melo, designado para a Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Campos dos Goytacazes, esteve presente no evento. 

 

289 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar