NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ mostra recursos da plataforma digital 'MP em Mapas' para prefeita de Quissamã
Publicado em Wed Sep 26 14:04:01 GMT 2018 - Atualizado em Wed Sep 26 14:03:45 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta segunda-feira (24/09), a visita da prefeita e do procurador-geral do município de Quissamã, Maria de Fátima Pacheco e Linaldo de Souza Lyra. Os representantes da cidade fluminense, localizada na região Norte do estado, foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, que apresentou a ambos a plataforma digital ‘MP em Mapas’. Criada em 2015, a ferramenta reúne informações relativas às áreas de atuação do MPRJ, de maneira georreferenciada e com estatísticas. A ferramenta pode ser consultada pelos cidadãos e permite aos membros do MPRJ visão mais aprofundada dos problemas e demandas de cada município e do estado. 

“Com base nessa plataforma, podemos conhecer a cidade de forma detalhada, pelas regiões e bairros. Em cada um deles, podemos conhecer a população. Com o estudo do perfil de cada área, é possível desenhar a mancha de homicídios, de evasão escolar, dos atendimentos na saúde... E, assim, conseguimos identificar características e demandas de cada município. Teremos base científica, com a devida leitura dos dados, para traçar políticas públicas locais pontuais. Apostamos nesta nova forma de atuação, preventiva, antes mesmo que os danos se instalem. E buscamos, por meio dessa ferramenta, um MPRJ mais resolutivo, menos voltado ao confronto e mais para a orientação dos gestores públicos”, resumiu Eduardo Gussem.

Além dos dados relativos a setores sensíveis do estado e dos 92 municípios fluminenses, tais como na Saúde, na Educação e até na identificação de áreas sujeitas a alagamentos e encostas com potencial de deslizamentos devido às chuvas do verão, o ‘MP em Mapas’ reúne uma visão completa do acervo e da produtividade das promotorias, como cada uma delas se desenvolve e atua. “Todo esse manancial de informações, com o devido acompanhamento, transforma a simples informação em ação ministerial e, em última análise, em resultados para o conjunto da sociedade”, defendeu o promotor de Justiça Pedro Borges Mourão, coordenador de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento do 'MP em Mapas'.

A prefeita de Quissamã, Maria de Fátima Pacheco, ficou entusiasmada com os recursos do ‘MP em Mapas’, e defendeu a realização de fóruns regionais para a divulgação da plataforma junto a prefeitos do interior. “Quero parabenizar o PGJ e toda a equipe do MPRJ. Essa ferramenta é extremamente importante para todos nós, gestores, para que possamos adotar um modelo de administração mais transparente, para que toda a população tenha o devido acesso às ações municipais, e possa comunicar as suas reclamações e reivindicações por meio das ouvidorias. Afinal, estamos governando num momento em que o país inteiro exige maior transparência e possibilidades de controle. Não dá mais para naturalizar as práticas equivocadas a que temos assistido na administração pública, em todas as esferas de governo. Os cidadãos têm o direito de saber onde e como estamos investindo os recursos públicos. Por isso, queremos nos integrar o quanto antes ao ‘MP em Mapas’, concluiu.
 

mp em mapas
eduardo gussem
quissamã
167 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar