NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ promove encontro com novos estagiários com deficiência
Publicado em 29/11/2018 19:56 - Atualizado em 29/11/2018 19:56


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional do Idoso e Pessoa com Deficiência, em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa do MPRJ (IEP/MPRJ) e com o Núcleo de Estágio Não Forense, da Diretoria de Recursos Humanos, realizou, nesta segunda-feira (26/11), um encontro com os novos estagiários não forenses, de ensino médio e superior, selecionados para o Projeto ‘MP Inclusivo’. O evento ocorreu na sala de multimídias do IEP/MPRJ e marcou a segunda etapa do projeto-piloto, que teve no dia 13/11 a fase de capacitação dos supervisores dos estagiários.

O encontro teve como principal objetivo apresentar aos novos contratados seus direitos e deveres, e serviu para expor a responsabilidade da instituição na promoção de uma mudança de cultura, de modo a tornar permanente a contratação de estagiários com deficiência. Na ocasião foram distribuídas cartilhas de ambientação, que também estavam disponíveis no Sistema Braille e Libras, respectivamente, para os estagiários cegos e surdos. 

Durante a reunião, foi realizada uma dinâmica na qual os estagiários discutiram o que eles esperam do Ministério Público, quais os seus receios e como foram suas experiências passadas. Neste momento, os representantes de cada grupo trouxeram temas, como por exemplo, a necessidade de ter sua capacidade reconhecida e de ter um ambiente acessível ao estágio. Alguns representantes reconheceram na iniciativa do MPRJ uma grande oportunidade de formação profissional e inclusão social.
 
Iniciando as atividades do evento, a promotora de Justiça Cristiane Branquinho Lucas, coordenadora do CAO Idoso e Pessoa com Deficiência/MPRJ, ressaltou a importância para o Ministério Público da realização deste projeto, enfatizando a responsabilidade do Parquet fluminense no oferecimento de uma experiência educativo-profissional, favorecendo o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho. Ela enfatizou que foram firmadas parcerias com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Instituto Benjamin Constant (IBC), Colégio Pedro II, Movimento Paratodos e Instituto Municipal Philippe Pinel, a fim de acompanhar o processo de ambientação dos novos estagiários, fornecendo-lhes todos os suportes necessários a derrubar as barreiras eventualmente encontradas durante sua contratação. 
 
O supervisor do Núcleo de Estágio não Forense (DRH/NENF), Fabio Vieira da Silva, e a psicóloga Viviani Mazzocco Dutton Burke, da Gerência de Desenvolvimento Pessoal (DRH/GDP), falaram sobre direitos, deveres e postura profissional dos estagiários. Além disso, nesta ocasião os estagiários realizaram diversas perguntas, sendo todas respondidas pelos palestrantes.

Sandro Laina Soares, servidor cego do MPRJ, lotado na Gerência de Sistemas de Informação (STIC/DTI/GSI), falou de sua experiência dentro do Ministério Público, reconhecendo a existência de preconceitos e barreiras, mas ressaltando a vontade da Instituição em superar estas dificuldades, colocando-se à disposição para auxiliar os novos candidatos cegos na capacitação em relação a noções de informática.

O evento contou com intérpretes de Libras e com a participação da supervisora da Secretaria das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, Ana Paula dos Santos, da psicóloga do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM), Roberta da Silva Pereira, e da servidora Christiane Seixas Telles Couto, da Secretaria das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital.

natem
cao idoso e pessoa com deficiência mprj
mp inclusivo
instituto benjamin constant
sistema braille e libras
instituto nacional de educação de surdos
colégio pedro ii
instituto municipal philippe pinel
366 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar