NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ participa da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Fundo Estadual de Recursos Hídricos
Publicado em Fri Dec 21 09:58:59 GMT 2018 - Atualizado em Fri Dec 21 10:01:43 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, participou na terça-feira (18/12) da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI). O GT, criado no último dia 11/12 através de resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, tem por objetivo viabilizar a destinação de recursos financeiros ao Fundo, permitindo o desenvolvimento de projetos voltados à segurança hídrica, tais como reflorestamento de mata ciliar, recuperação de nascentes, educação ambiental, monitoramento da água e atualização de Planos de Bacia e de contingência.

Durante a reunião, ficou acordado que a Secretaria Estadual de Fazenda efetuará repasses financeiros ao Instituto Estadual do Ambiente e aos Comitês de Bacia, para o desenvolvimento das ações, em um prazo máximo de 10 dias. A criação do GT foi determinada por Aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o MPRJ e o Estado do Rio com o objetivo de regularizar as receitas e despesas do FUNDRHI, uma vez que o Fundo vinha sendo continuamente contingenciado pela Secretaria Estadual de Fazenda. 

Integram o Grupo de Trabalho representantes do Poder Público, da sociedade civil e dos setores de usuários e dos Comitês de Bacia Hidrográfica do estado. O GT terá duração inicial de um ano, a contar de 24/10/2018, podendo ser prorrogável por igual período, e deverá se reunir no mínimo uma vez por mês.

Serão restituídos mais de R$ 200 milhões ao Fundo que, em 2017 e 2016, utilizou, aproximadamente, apenas 15% e 5% deste valor, respectivamente. Se as atividades do GT forem desenvolvidas regularmente, esta restituição poderá ocorrer em menos de 24 meses. Paralelamente a isso, as parcelas dos recursos restituídos se somarão às receitas que já ingressam regularmente no FUNDRHI e que, por não estarem sujeitas a contingenciamento, permitem o regular desenvolvimento do custeio das ações e projetos (especialmente na área da segurança hídrica) a cargo do sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos.

 

gaema
fundrhi
reflorestamento
fundo estadual de recursos hídricos
grupo de trabalho
recuperação de nascentes
educação ambiental
planos de bacia
monitoramento da água
124 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar