NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ promove Congresso Regional dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Sudeste para discutir o combate ao crime organizado
Publicado em Mon Mar 25 12:10:13 GMT 2019 - Atualizado em Mon Mar 25 12:08:14 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ) e do Instituto de Educação e Pesquisas (IEP/MPRJ),  promoveu na sexta-feira (22/03), no auditório do edifício-sede, o I Congresso Regional dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Sudeste para discutir o combate ao crime organizado.
 
Na mesa de abertura, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, destacou a importância de iniciativas para compartilhar conhecimento, ressaltando que o auditório estava repleto tanto de membros experientes como de promotores de Justiça substitutos que acabaram de ingressar na instituição. O PGJ reafirmou que nos, últimos anos, o MPRJ buscou se reposicionar  e ter uma atuação mais resolutiva e eficiente, investindo em tecnologia e estruturas para pesquisas e inovações.
 
“Criamos o IEP/MPRJ, o Centro de Pesquisas e o grande objetivo neste momento é fazer uma reengenharia das Centrais de Inquérito, órgão importantíssimo que precisa ser revitalizado para termos mais eficiência”, disse Gussem, que concluiu: “O  Ministério Público precisa de integração e atuação conjunta. As instituições têm que andar juntas para ter êxito no combate ao crime organizado que tomou conta dos estados”.
 
A coordenadora do CAO Criminal/MPRJ, Somaine Cerruti, explicou que o evento buscou consolidar as discussões realizadas no âmbito do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM), órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais criado para, entre outras finalidades, promover a unificação de entendimentos para atuação articulada e planejada do Ministério Público na esfera criminal. “Optamos por fazer um evento dos Ministérios Públicos da Região Sudeste em razão das conversas e discussões que temos no grupo de coordenadores criminais. Este encontro de hoje também encerra o nosso grupo de estudos de técnicas de investigação. Continuaremos a nos reunir em grupos de estudos, mas sem temática única. Vamos divulgar os temas com antecedência para que os interessados possam se programar”, esclareceu Somaine.
 
Também compuseram a mesa de abertura a coordenadora do GAECO/MPRJ, Simone Sibílio; o vice-diretor do IEP/MPRJ, Décio Alonso; os coordenadores dos CAOs Criminais dos Ministérios Públicos do Espírito Santo, de Minas Gerais e de São Paulo, respectivamente Nilton de Barros, Henrique Macedo e Arthur de Lemos Junior; e o subsecretário de Inteligência da Polícia Civil, Flavio Brito.

O auditório permaneceu cheio durante todo o dia e os promotores que ficaram até o final disseram ter tirado grande proveito das palestras apresentadas durante o dia.
 
Confira os temas das palestras da manhã
 
Seis convidados na programação da tarde

gaeco
mprj
cao criminal
combate ao crime organizado
468 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar