NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ promove debate sobre o trabalho do assistente social e do psicólogo nas ILPIs
Publicado em Fri Aug 30 13:52:16 GMT 2019 - Atualizado em Fri Aug 30 13:52:40 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso/MPRJ) e NATEM (Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar/MPRJ), realizou, nesta quarta-feira (28/08), o evento "A importância do trabalho do Assistente Social e do Psicólogo na garantia do atendimento personalizado". O encontro faz parte do projeto de capacitação "A contribuição do Serviço Social e da Psicologia no atendimento aos idosos institucionalizados".

O evento, proposto sob o formato de roda de conversa, promoveu a troca de experiências e conhecimentos entre psicólogos e assistentes sociais que trabalham em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e teve, na sua abertura, a presença da promotora de Justiça Renata Scharfstein, subcoordenadora do CAO Idoso/MPRJ. O debate, que foi mediado pela psicóloga do NATEM/MPRJ, Maria Fernanda Horta, contou com a participação da psicóloga, Erika Pallottino, idealizadora do Instituto Entrelaços e da assistente social Nathalie Borges, especialista em Saúde do Idoso (UERJ). 

Foram abordados temas relevantes na personalização do atendimento como lidar com o processo de perdas e luto (vivência coletiva e individual); a valorização da subjetividade e singularidade do idoso e seu núcleo familiar como unidade de cuidado; a atuação interdisciplinar em âmbito institucional como base para o planejamento das ações, entre outros pontos. Pelos participantes foi destacada, dentre as diversas barreiras encontradas no exercício profissional, a a dificuldade em se pensar a ILPI como uma instituição sócio-sanitária, cujo cuidado integral precisa ser reconhecido em suas dimensões psicológicas, sociais e espirituais, para além dos cuidados médicos e de enfermagem.  

O próximo encontro será realizado no dia 21 de novembro de 2019, também na sede do Ministério Público, onde psicólogos e assistentes sociais apresentarão projetos desenvolvidos nas ILPIs.

cao idoso
natem
instituições de longa permanência para idosos
484 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar