NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe especialistas em inovação no 'Antena MPRJ'
Publicado em 05/12/2019 13:47 - Atualizado em 05/12/2019 19:44

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), recebeu, nesta quarta-feira (04/12), quatro especialistas em inovações no setor público para troca de informações sobre a estratégia de inovação e pesquisa no MP fluminense. Chamado de Antena MPRJ, o evento reuniu o ex-presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Francisco Gaetani; o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme de Almeida; o coordenador de Governança e Capacidades Estatais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Cavalcante, e o gerente do Programa Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú, Marcelo Cabral.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, explicou aos convidados a proposta do MPRJ ao priorizar o investimento em pesquisas, ciência de dados, tecnologia e inovações. “Estamos investindo muito em governos e serviços públicos digitais, para que possamos entrar e conhecer as administrações públicas e conferirmos absoluta transparência a elas. É isso que possibilitará a participação da sociedade. E para tal finalidade, além do investimento maciço em tecnologia adotamos a linha de governos abertos, que contempla valores como transparência, integridade, participação popular, tecnologia e inovações.

A visita se deu em três partes. Pela manhã, os convidados apresentaram no Inova/MPRJ suas trajetórias, explicaram aspectos importantes que devem ser considerados no desenvolvimento de projetos inovadores e comentaram suas experiências. Já durante a tarde eles conheceram projetos de estruturas do MPRJ dedicadas ao trabalho com ciência de dados, pesquisas e inovações (MPRJ em Mapas, Centro de Pesquisas - Cenpe/MPRJ e Instituto de Educação e Pesquisa  - IEP/MPRJ). Por fim, foi organizada na varanda do Laboratório de Inovação uma feira, durante a qual as equipes do MPRJ apresentaram suas principais iniciativas aos convidados e ouviam as impressões gerais sobre eles.

O coordenador do Inova/MPRJ, promotor de Justiça Daniel de Lima Ribeiro, comentou o objetivo. “Estamos criando juntos uma nova visão para o MPRJ e para os órgãos voltados para transformação digital e de métodos da nossa Instituição. A ideia deste evento foi promover uma troca de olhares e experiências. É uma oportunidade de ouvir de líderes em governo e inovação, e ter o feedback focado, um a um, quanto ao caminho que estamos seguindo e aos projetos que estamos desenvolvendo para o nosso MPRJ”, comentou ele, que destacou o alto nível da interação realizada e o sucesso do formato do evento.

O presidente da Enap, Francisco Gaetani, avaliou que o esforço do MPRJ por transparência, inovações e abertura de dados impulsionará outros órgãos e instituições públicas. “A costura que estão fazendo é de uma nitidez, clareza e potencial impressionantes. Porque a informação constrange. E também porque, quando as pessoas começam a enxergar os dados, sabem o que fazer”. Em seguida, Pedro Cavalcante explicou aspectos fundamentais da inovação no setor público, explicando que este é um processo gradual, complexo e multicausal, sendo importante pensar projetos de acordo com a realidade daquela estrutura ou região – em vez de espalhar um projeto que teve sucesso em lugar com características completamente diferentes.

Guilherme de Almeida falou sobre os desafios para inovar no setor da Justiça, comentou facetas da inovação e destacou a necessidade de fazer com que as ações deixem de ser individuais e tornem-se organizacionais. Marcelo Cabral, por sua vez, explicou sua trajetória e comentou que é oportuno o MPRJ investir ao mesmo tempo em inovação para setores com características diferentes, o que possibilita identificar o que funciona em cada área.

Na parte da tarde, o coordenador do MPRJ em Mapas, promotor de Justiça Sidney Rosa, apresentou aos convidados a plataforma de análise, diagnóstico e georreferenciamento da instituição. Ao retornar ao Inova/MPRJ, o diretor do IEP/MPRJ, promotor de Justiça Leandro Navega, explicitou sobre o projeto de ensino à distância desenvolvido pelo próprio órgão com cursos que atingem diversos âmbitos como: Criminal e Penal, Direito Civil, Direito Público, Idoso e Pessoa com Deficiência, entre outros. 

Posteriormente, a coordenadora do Centro de Pesquisas, Joana Monteiro, ressaltou a importância do CENPE/MPRJ para a sociedade e o Ministério Público como fiscal social e os estudos que o centro desempenha. 

Por fim, Daniel Lima Ribeiro apresentou o projeto "Fluxo de inovação aberta". Em integração com o "Fluxo de transformação", outro projeto desenvolvido também pelo Inova/MPRJ, a iniciativa visa explorar, na atividade-fim e em conjunto com as equipes de promotorias e procuradorias de justiça, as ferramentas utilizadas pelo Laboratório (design de serviços, ciência de dados, comunicação, avaliação de políticas públicas e o novo direito público). O projeto também objetiva realizar parcerias com organizações públicas e startups para a cocriação de soluções para os desafios da atividade-fim do MPRJ.

Além dos especialistas citados acima, também acompanharam os trabalhos a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento Institucional, Maria Cristina Tellechea, e servidores de outras estruturas do MPRJ.

Por MPRJ

mprj
institucional
encontro
governos abertos
inova
inovação e tecnologia
239 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar