NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe premiações em projetos institucionais no encerramento do I Congresso do Ministério Público Brasileiro / Prêmio CNMP 2020
Publicado em Thu Nov 12 20:17:25 GMT 2020 - Atualizado em Thu Nov 12 20:23:13 GMT 2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nesta quinta-feira (12/11), do segundo dia do I Congresso do Ministério Público Brasileiro, realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Este último dia foi dedicado à apresentação e premiação de projetos institucionais. Três trabalhos do MPRJ estiveram entre os finalistas de suas categorias do Prêmio CNMP 2020. O projeto Observatório das Políticas Públicas Infantojuvenis do Estado do RJ e dos seus 92 municípios foi o segundo lugar na categoria Profissionalização da Gestão. O projeto Cidadão Gestor, terceiro lugar na categoria Redução da Corrupção. Também ficou entre os cinco finalistas o projeto "O Ministério Público contemporâneo no contexto das cidades saudáveis, seguras e resilientes", na categoria Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional.

Antes da cerimônia, a Assessoria de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ) participou de um painel apresentando o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público (Sinalid).  A promotora de Justiça Eliane de Lima Pereira, assessora de Direitos Humanos e Minorias do MPRJ, apresentou um panorama do sistema, atualmente o maior sistema público de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas do Brasil. Instituído em 2017 no âmbito do CNMP, o sistema desenvolveu-se a partir do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Rio (PLID/MPRJ), que por sua vez teve origem no Programa de identificação de Vítimas (PIV), criado em 2010.

Eliane de Lima Pereira relatou que até junho deste ano o Sistema Nacional teve êxito na localização de 10.082 casos de desaparecidos.  O total de casos de desaparecimentos registrados no sistema já alcança 75.684 pessoas. "A chave desse sistema é a integração e a articulação de vários programas de localização. A partir de 2017 tivemos uma adesão maciça dos Ministério Públicos Estaduais e de ramos do MP da União. Hoje nós temos os programas dos 26 estados e do DF integrados e nós chegamos à conclusão de que houve uma verdadeira universalização no direito das busca de pessoas desaparecidas" explicou Eliane de Lima Pereira, que concluiu: "Existe uma consciência por parte do Ministério Público de que o desaparecimento é uma violação imensa de direitos e que  o sistema deve focar na garantia desses direitos".

Divulgado os vencedores do Prêmio CNMP 2020

Ao fim da tarde, foi realizada a premiação dos 27 projetos finalistas do Prêmio CNMP 2020. Em razão das restrições impostas pela pandemia (Covid-19), a cerimônia de entrega do Prêmio CNMP 2020 foi integralmente virtual, transmitida pelo canal oficial do CNMP no YouTube. Ao todo, 27 projetos competiram em nove categorias. 

O MPRJ concorria com três projetos e dois deles terminaram entre os três finalistas: o projeto Cidadão Gestor, terceiro lugar na categoria Redução da Corrupção; e o projeto Observatório das Políticas Públicas Infantojuvenis do Estado do RJ e dos seus 92 municípios, segundo lugar na categoria Profissionalização da Gestão. Também ficou entre os cinco finalistas o projeto "O Ministério Público contemporâneo no contexto das cidades saudáveis, seguras e resilientes", na categoria Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional. Todos os detalhes sobre os projetos vencedores e os demais finalistas estão disponíveis neste link.

Encerramento

No discurso de encerramento, o secretário-geral adjunto do CNMP, Daniel Lobo, em nome do procurador-geral da República e presidente do CNMP, Augusto Aras, ressaltou: “Em tempos de isolamento e em meio a tantas alterações da rotina, tivemos que planejar um evento que, em sua edição de estreia, foi pensado para congregar e aproximar membros, servidores e cidadãos de todo o País, no intuito de promover o debate e o compartilhamento de experiências em prol da instituição do Ministério Público”. Em seguida, Daniel Lobo destacou a pertinência da escolha do tema “Inovação e Desenvolvimento”, pois, segundo ele: “graças aos investimentos em inovação tecnológica foi possível a continuidade da maioria de nossas atividades neste contexto de distanciamento social, inclusive a reformulação do presente evento para o formato virtual”.

Acesse aqui os painéis, mostras e palestras realizados no primeiro dia do evento com participação de outros integrantes do MPRJ, e também a apresentação de projetos ocorrida nesta quinta-feira (12/11) e a solenidade do Prêmio CNMP 2020 estão disponíveis no canal de Youtube do CNMP.

Com informações do CNMP

cnmp
mprj
adhm
prêmio
congresso
cidadão gestor
observatório das políticas públicas infantojuvenis do estado
127 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar