Em 2023, o Inova_MPRJ alcançou um marco significativo ao conduzir a primeira licitação de Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) em um órgão de controle no Brasil. Este mecanismo inovador permitiu a seleção e contratação de startups para desenvolver ferramentas digitais que enfrentassem quatro desafios críticos da Instituição.
Paralelamente, o Laboratório dedicou-se intensamente ao Projeto Mosaico; difundiu novos métodos e ferramentas de trabalho; e prestou Consultoria de Inovação a órgãos internos ao MPRJ e à Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP).
O reconhecimento do trabalho realizado veio com a conquista de dois prêmios nacionais relevantes. A premiação como um dos melhores laboratórios de inovação do sistema de justiça brasileiro pela organização Judiciário Exponencial, e o reconhecimento com o Selo de Resolutividade ao Projeto Mosaico pela Corregedoria Nacional do CNMP.
Conforme o habitual, todo conteúdo gerado pelo Laboratório foi amplamente divulgado, mantendo a comunidade informada sobre tendências, ferramentas e boas práticas de inovação por meio de newsletters, postagens em redes sociais e websites.
Para 2024, o Inova_MPRJ segue focado em suas duas grandes frentes de atuação: inovação aberta e consultoria. Nesse sentido, o Laboratório irá entregar as soluções digitais geradas pelo CPSI e também apoiar diretamente órgãos internos na busca por maior efetividade em suas atividades.
De um lado, na dimensão de inovação aberta voltada à construção de soluções digitais, a principal aposta está na disponibilização de uma plataforma central com produtos e serviços de inteligência de dados. Eles envolverão, entre outras, funcionalidades para análises de vínculos, identificação de indícios de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, possíveis casos de uso ilícito de verba pública, detecção de demandas repetitivas nos tribunais, e trilhas automatizadas de atuação.
De outro, como consultor interno de inovação, o Laboratório irá colaborar com promotorias e órgãos de apoio do MPRJ. Além das iniciativas em andamento como o Projeto Mosaico e o redesenho de interfaces de aplicações digitais do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE), o trabalho poderá incluir visitas e imersões em promotorias do interior para apoiá-las na automatização de rotinas e processos ainda pouco eficientes.
Em 2024, o Inova_MPRJ seguirá comprometido com a agenda de abertura de dados e transparência, com a mudança cultural da Instituição e com seu papel de facilitador da colaboração entre órgãos de governo e a sociedade civil. Além disso, o Laboratório enxerga excelentes oportunidades para expandir seu programa de inovação aberta de modo a incluir concursos de codificação e inteligência artificial.
sumário