Neste ano, o Inova_MPRJ reafirmou seu compromisso com a transformação digital no MPRJ e a promoção de inovação no MP brasileiro.
Alguns marcos incluem a assinatura de três Contratos Públicos de Solução Inovadora (CPSI), para desenvolvimento e teste de três ferramentas voltadas a necessidades  da instituição: o combate à lavagem de dinheiro por organizações criminosas, a detecção de fraudes em licitações e contratos públicos, e o monitoramento da execução de políticas públicas. Além disso, ampliamos nossas colaborações com parceiros intersetoriais, tanto nacionais quanto internacionais, dando destaque para o trabalho conjunto com o David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard e a aproximação com a Universidade de Oxford.
No âmbito de consultorias, o Inova apoiou o Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE) na construção de métodos automatizados para avaliação e monitoramento de políticas públicas, além de ter guiado o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) na estruturação de seu laboratório de inovação, o SeringalLab.
Em 2025, o Inova tem como objetivo consolidar práticas e soluções testadas e validadas, garantindo impacto real nas atividades do MPRJ. O CPSI permitiu o teste e desenvolvimento de soluções que, agora, estão prontas para fornecimento. Isso significa que logo mais estarão disponíveis para promotorias e setores de interesse, fornecendo tecnologia de ponta para o trabalho da atividade meio e fim.
Além disso, o Inova impulsionará a disseminação desse modelo de contratação, incentivando outras áreas a adotá-lo com base nas boas práticas estabelecidas pelo Laboratório. A adoção do CPSI em 2024 permitiu que o MPRJ testasse e aprimorasse em menor escala também um novo formato de contratação, que agora pode ser replicado para setores que tenham interesse.
Em 2025, o Inova faz parte de uma nova estrutura organizacional: a Secretaria de Modernização Tecnológica e Inovação. Com essa mudança, será possível realizar ações mais robustas e integradas aos outros setores de tecnologia da instituição, ampliando a capacidade de inovação e promovendo maior sinergia entre as iniciativas.
sumário