Artigo das Pags 279-286

jul./set. 2024
Importância da formação de leitores: reflexões sobre literatura, leitura e desenvolvimento
Artigo
Importância da formação de leitores: reflexões sobre literatura, leitura e desenvolvimento
Autor
Gilda Carvalho
Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio. Diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio. Coordenadora da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
Resumo
Este texto oferece uma reflexão sobre o processo de formação do leitor que, já alfabetizado e inserido em atividades profissionais e sociais, deseja dar continuidade à sua formação leitora. Apresenta para isso algumas questões relacionadas ao alfabetismo funcional e a práticas de formação de leitores, para, por fim, demonstrar a importância da Literatura como potencializadora destas ações.
Abstract
This text offers a reflection on the process of forming the reader who, already literate and engaged in professional and social activities, wishes to continue their reading development. To this end, it presents some issues related to functional literacy and practices for forming readers, ultimately demonstrating the importance of literature in enhancing these actions.
Palavras-chave
Formação de leitores. Alfabetismo Funcional. Literatura. Interdisciplinaridade.
Keywords
Reader formation. Functional literacy. Literature. Interdisciplinarity.
Como citar este artigo:
CARVALHO, Gilda. Importância da formação de leitores: reflexões sobre literatura, leitura e desenvolvimento. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nº 93, jul./set. 2024, p. 279-286.